terça-feira, 28 de maio de 2013

Um brinde ao futebol sério

Quem me acompanha nas redes sociais por vezes se irrita com o volume de informações que costumo publicar durante os grandes jogos de futebol.

Faço isso porque, com base na minha breve experiência acompanhando este esporte, percebo que ele está cada vez mais pasteurizado, e os grandes jogos e jogadores; aqueles que mobilizam a atenção de torcedores envolvidos e não envolvidos; têm acontecido cada vez menos.

Em 2013, até o momento, nesta categoria tivemos apenas os dois Corinthians x Boca e alguns jogos do São Paulo (os jogos contra o Corinthians, contra o Atlético-MG, a volta do Ganso à Vila Belmiro...). Só. De resto apenas joguinhos meia boca que se muitas vezes não atraiam nem o próprio torcedor, que dirá os outros.

O futebol brasileiro está pobre de coisas que mobilizam o espectador, que chamam atenção, que provocam comentários pro bem ou pro mal.

Em outros tempos, semanalmente tínhamos jogos assim. Foram se acabando. E com a saída de quase todo mundo da Libertadores, esse ano poderemos não ter mais.

Em outros tempos, tínhamos dezenas de jogadores assim. Foram se acabando. E com a saída de Neymar para o Barcelona, esse ano provavelmente não teremos mais.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

O santista está feliz

Pronto.

Agora que tudo está oficializado (pra desespero das máquinas de boatos) posso enfim falar seriamente sobre a ida de Neymar pra Europa. Ontem ele fez (provavelmente, já há quem fale em uma tentativa de jogo na Vila antes da ida) sua última partida com a camisa do Santos antes de partir.

Hoje assinou o contrato com o Barcelona e vai jogar ao lado do Messi, do Xavi, do Iniesta, do Daniel Alves e de toda aquela galera lá que vocês estão cansados de conhecer.

Num primeiro momento podemos pensar: “nossa, o torcedor santista deve estar de luto”. Ali, na base do reflexo, também pensei isso quando tudo se confirmou.

Mas depois, pensando com calma em tudo que aconteceu de 2009 até este mês de maio de 2013, mudei um pouco o meu modo de ver a história toda.

Na verdade o santista tem que ficar feliz. E muito.

domingo, 26 de maio de 2013

Tá pago

E na final da Champions League 2012/13 deu a lógica. O Bayern München é campeão após alguns sofridos vices.

A equipe da Baviera agora buscará vencer a Copa da Alemanha para conseguir uma inédita (e provável) Tríplice Coroa. O Borussia Dortmund por sua vez vê o fim de uma temporada histórica, digna de aplausos (que de fato aconteceram, ao final da partida).

Destaque para Jupp Heynckes, que entrega uma equipe pronta e no auge para que Pep Guardiola dar sequência as conquistas.

Para o pagamento da “dívida moral” que a bola contraiu para com o Bayern na temporada passada.

E pro grande personagem da final, Arjen Robben, que viveu uma tarde digna de filme.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Entre outras quatro linhas #39 - NBA

Por Felipe Noronha

As três melhores defesas contra o favorito – quem leva a NBA?

Caros, venho novamente aqui por meio desta falar do que mais gosto no mundo: basquete. E, claro, o melhor disputado, a NBA. Pra quem não lembra, estive aqui antes dos playoffs começarem, dando um preview básico de cada confronto.

Até que fui bem! Hoje, porém, vou falar das finais de conferência, que por sua vez decidem os finalistas da liga.

Os atuais campeões do Miami Heat estão lá novamente, e são favoritíssimos. Mas seus desafiantes, San Antonio Spurs, Memphis Grizzlies e Indiana Pacers, têm algo em comum: são as três melhores defesas da temporada, o que conta E MUITO para bater o Heat. Ou, melhor dizendo, na tentativa do milagre de bater o Heat em sete jogos.

A prova disso é o Chicago Bulls: apesar de perder por 4 a 1 na série anterior para o Heat, mostrou que a defesa ganha jogos, se você tiver elenco para isso. Desceram a porrada, marcaram alucinadamente, e conseguiram complicar a série mesmo sem praticamente ter jogador pra colocar em quadra – Kirk Hinrich, Luol Deng e Derrick Rose estavam contundidos gravemente.

Pois bem, se é a defesa que fará o sonho dos rivais de LeBron e cia. Viver, vamos dissecar os confrontos:

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Sobre Tite e mulheres ao volante

Você sabe qual é a principal diferença, em 90% dos casos, do estilo de guiar um carro entre homens e mulheres?

As mulheres em geral são mais cuidadosas, mais atentas. Fazem as coisas mais devagar e assim se livram de problemas. Dirigem com foco em evitar o erro. 

Enquanto os homens são mais agressivos, metidos a piloto, dirigem como se estivessem em seu videogame, ficando assim mais propensos a erros. Dirigem como quem busca uma vitória, seja ela chegar cinco minutos antes do previsto ou evitar um farol vermelho.

Como os homens costumam guiar no limite, geralmente eles possuem (porque “treinam”) mais reflexos que elas. São donos de uma maior capacidade de reações rápidas em situações extremas (como pra evitar colisões iminentes, por exemplo), o que pode passar pro cara a sensação de ser “um talento do volante”, e consequentemente um motorista melhor que elas.

Mas situações extremas são coisas que acontecem bem de vez em quando. Portanto, pra rotina do trânsito, o estilo feminino é mais seguro e eficiente. E por isso, não raras vezes, são consideradas com razão motoristas melhores que os homens.

Mas por que esse papo todo? Qual é a dessa brisa de hoje do Dello? Cadê o Tite nessa história?

Calma, você já vai entender.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Felipão, Seleção, Convocação e Ronaldinho ficou na mão

E saiu a convocação da Seleção Brasileira de Luiz Felipe Scolari para a Copa das Confederações FIFA 2013, que começa no próximo dia 15/06, em Brasília, com o jogo entre Brasil x Japão.

Felipão seguiu a linha do que já vinha fazendo e fechou uma lista com pouquíssimas surpresas. Eu tinha feito uma aposta no Facebook ontem e errei 6 dos 23 nomes.

Na verdade não dava pra fazer algo muito diferente do que rolou. Talvez a ausência do Ronaldinho Gaúcho seja o caso mais discutido, mas ainda assim não é condenável a “dispensa”.

Vamos então, por posições, analisando o que o Brasil terá (ou poderia ter) para a Confederations Cup que se avizinha.

sábado, 11 de maio de 2013

Why so fast, guys?

Se você bobeou, se distraiu ou deixou pra acompanhar apenas as rodadas finais dos campeonatos nacionais europeus, caiu do cavalo.

Já tá tudo definido no Velho Mundo.

Mais uma vez nosso querido sistema de pontos corridos mostra sua mais destacada face. A de "desemocionar" o futebol e as grandes disputas.

Dessa vez temos que concordar que as coisas aconteceram mais cedo do que de costume. E em praticamente todas as principais ligas ao mesmo tempo.

Pra entender caso a caso, vamos tentar explicar porque cada liga "acabou" mais cedo.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Uma noite para ser esquecida

Por Wesley Souza

Caros tricolores hexacampeões brasileiros, tricampeões da América e do Mundo. Tivemos uma noite para ser esquecida ontem no Horto, em Belo Horizonte. Com falhas individuais, falta de volume de jogo e pouca RAÇA, o São Paulo foi; muito justamente, diga se de passagem; eliminado da Copa Libertadores da América de 2013. 

Numa noite inspirada do Jô (é aquele mesmo do quadrado mágico, Jô, Bobô, Abuda e Wilson!), que marcou três gols (pasmem, três gols do Jô), Diego Tardelli (sempre que joga contra o time da capital paulista, joga muito) e de Ronaldinho (ele, sempre ele) o Atlético-MG impôs em seus domínios o estilo de jogo agudo e avançado que faz dele, hoje, a melhor equipe do Brasil.

O jogo começou como todos esperavam, o Atlético buscava o gol e o São Paulo...

terça-feira, 7 de maio de 2013

Pra seguirmos com o máximo

Quando acabou a fase de grupos da Libertadores muitos de nós, brasileiros, ficamos “envaidecidos” com o fato de colocarmos todos os seis participantes tupiniquins na fase de mata-mata.

Um fato histórico. 

Jamais alcançado em qualquer outra edição da competição (até porque só nós ou a Argentina podem entrar com tantos times de uma vez só).

E agora temos a real possibilidade de colocarmos cinco brasileiros nas quartas (já que o confronto entre Atlético-MG e São Paulo não nos permitiria mais que isso).

Se 6 em 16 já era incrível, imagine 5 em 8.

Não tá difícil, é só ninguém fazer bobagem.