Já tá tudo definido no Velho Mundo.
Mais uma vez nosso querido sistema de pontos corridos mostra sua mais destacada face. A de "desemocionar" o futebol e as grandes disputas.
Dessa vez temos que concordar que as coisas aconteceram mais cedo do que de costume. E em praticamente todas as principais ligas ao mesmo tempo.
Pra entender caso a caso, vamos tentar explicar porque cada liga "acabou" mais cedo.
Começando pela liga da moda (sim, agora a moda está lá), o Bayern München venceu a Bundesliga com seis rodadas de antecedência. Depois de dois anos seguidos sendo atropelado pelo Borussia (rival na grande final da Champions que está por vir), dessa vez os bávaros entraram com foco total na Liga e, quando se viu, tinham aberto uma vantagem irreversível, fruto de uma temporada admirável dessa "meia seleção alemã" e do foco da equipe de Dortmund na campanha (também admirável) que realizava (e ainda realiza) na Champions League. Aí não teve jeito, vinte pontos de vantagem e fim de papo.
Na Preimier League o Manchester United levou com quatro rodadas de antecedência. Parece ter aprendido com os erros da temporada passada, quando permitiu ao City um título quase perdido. Nessa temporada, podemos creditar a rápida definição do campeonato ao fato dos Citzens terem vivido um 2012-13 pra se esquecer, o Chelsea ter se perdido após vencer a Champions e o Arsenal ter continuado sendo o Arsenal. Ah, claro, o United ter contratado Robie Van Persie pra fazer dupla de ataque com Wayne Rooney e se tornar artilheiro isolado do Inglês também ajudou um pouco.
No Calcio a Juventus levou pela segunda vez seguida, e dessa vez, com três rodadas de antecedência. Os comandados de Antonio Conti seguem sem encontrarem adversários em campos italianos. Aquele que mais ameaçou durante a temporada foi o Napoli.
E disputar o título apenas com uma equipe irregular como a dos napolitanos, e não encontrar dificuldades contra um desfigurado Milan e uma ainda em reformulação Internazionale, se uniram ao fato da Juve ser a base da seleção italiana para encerrar a disputa mais cedo.
Em La Liga as coisas enfim terminaram oficialmente e o Barcelona é campeão com "duas rodadas e meia" de antecedência. Este campeonato vinha moribundo há meses. Só não acabou junto com o Alemão porque o Barça entrou em parafuso de uns tempos pra cá.
Mas como fez um primeiro turno de 18 vitórias e um empate (!), e contou com um Real Madrid que teve dificuldades até pra superar o rival de cidade na classificação, não teve problemas pra abrir uma vantagem inalcancável também. Demorou mais do que podia, mas ainda assim acabou antes do que devia.
Na Eredevisie tivemos o Ajax campeão com apenas uma rodada de antecedência. Mas temos menos rodadas na Holanda (34), então uma ou duas rodadas de antecedência podem representar até vinte dias. A grande disputa dessa temporada foi entre Ajax e PSV. E estava bem acirrada. Até a 30ª rodada. O PSV estava em segundo, três pontos atrás do Ajax, e recebeu a equipe de Amsterdã em Eindhoven. Era a chance de chegar no topo junto do seu torcedor. Resultado: PSV 2x3 Ajax. Pronto, acabou o campeonato e o Ajax pôde remar tranquilo até a taça.
A Ligue 1 ainda não acabou matematicamente. Mas acabou virtualmente. O PSG entrou neste fim de semana de antepenúltima rodada com sete pontos de vantagem para o Olympique Marseille. Hoje o Olympique ganhou, então, no momento, são quatro pontos. Neste domingo, o PSG vai à Lyon jogar contra o time da casa. Se ganhar acabou o Francês.
Mas a chance de não vencer é grande, tendo em vista a dificuldade de se enfrentar o terceiro colocado fora de casa. Ainda assim, a vantagem dá extremo conforto, e podemos dizer que o assunto está encerrado.
Por fim, a última grande liga europeia, a Liga Sagres, virtualmente acabou hoje. Mas diferentemente das outras, com muita emoção. O Benfica vinha liderando com tranquilidade há muito tempo. Muito tempo. Até que deixou a vantagem pro Porto cair pra quatro pontos. Na rodada passada (a antepenúltima), um tropeço muito bobo deixou o Porto diminuir pra dois a vantagem. E hoje, na penúltima rodada, tinha o quê? Porto x Benfica no Estádio do Dragão. A Liga deu muita sorte em a tabela proporcionar uma "final".
Ah, o jogo. O Benfica ia segurando um sonhado empate fora de casa até os 46' do segundo tempo, quando o Porto marcou, venceu, tirou a invencibiidade do Benfica na Liga, manteve a sua, assumiu a liderança e colocou uma mão e quatro dedos na taça. Agora basta vencer o terceiro colocado Paços de Ferreira fora de casa na próxima rodada (calma, não é tão difícil quanto pode parecer). O Benfica vai vencer em casa o penúltimo colocado Moreirense e esperar um milagre.
Why so Early, Sir?
Não vou falar dos seus títulos porque senão não tem post que dê conta, mas quero ressaltar que ainda hoje, com mais de 70 anos, tem uma visão mais moderna de futebol do que a de muitos com a metade de idade por aqui.
Obrigado por todas as aulas de futebol Sir. Vai lá descansar.