quinta-feira, 9 de maio de 2013

Uma noite para ser esquecida

Por Wesley Souza

Caros tricolores hexacampeões brasileiros, tricampeões da América e do Mundo. Tivemos uma noite para ser esquecida ontem no Horto, em Belo Horizonte. Com falhas individuais, falta de volume de jogo e pouca RAÇA, o São Paulo foi; muito justamente, diga se de passagem; eliminado da Copa Libertadores da América de 2013. 

Numa noite inspirada do Jô (é aquele mesmo do quadrado mágico, Jô, Bobô, Abuda e Wilson!), que marcou três gols (pasmem, três gols do Jô), Diego Tardelli (sempre que joga contra o time da capital paulista, joga muito) e de Ronaldinho (ele, sempre ele) o Atlético-MG impôs em seus domínios o estilo de jogo agudo e avançado que faz dele, hoje, a melhor equipe do Brasil.

O jogo começou como todos esperavam, o Atlético buscava o gol e o São Paulo...

Bem, como foi o jogo vocês já sabem. Então vamos logo ao que interessa, quem foi bem e quem foi mal nesta derrota:

Rogério Ceni – M1TO e ídolo máximo do São Paulo Futebol Clube, jogou muito e nada pode fazer. Sem culpa nos gols.

Paulo Miranda – Senhor Ney Franco, ZAGUEIRO não é lateral-direito. Ano passado, deu certo porque tínhamos o Lucas que corria por dois, esse ano não temos ninguém. Ah, o Paulo jogou bem enquanto esteve em campo. Não comprometeu.

Rafael Tóloi – Por onde começar? Já sei, salvou um gol dos caras. Beeeem. Mas depois deu um gol pra eles, perdeu TODAS as bolas aéreas com o Jô (que já jogou com Bobô, Abuda e Wilson, bons tempos) ajudando em muito para esta eliminação. Dica: fique quieto e treine, mas treine muito.

Edson Silva – Aaaaaaah Edson Silva, o Fabão 2.0 piorado, o segundo Edcarlos do século XXI, não pode ser titular de uma camisa tão pesada. E também deu um gol pros caras. E logo pra quem? Jô (Bobô, Abuda e Wilson – 2003). Dica: Diga que está com vontade de ir ao banheiro e sai fora. Sempre.

Thiago Carleto – Este sim merece ser titular do São Paulo, mas tá de brincadeira, né? Foi expulso no fim (um oferecimento escola Luis Fabiano de autocontrole), jogou cagado (sim, com fezes na calça. Já que não corria) e deu um bom chute para o gol. Fora isso... Nada. Dica: Só vai embora!

Wellington – Hoje, mostrou que ainda é juvenil. Tomou um show de boleiragem do R10. Deu outro gol pro Jô (Bobô, Abuda e Wilson, hahahahaha eu nunca vou parar de rir disso). Dica: Cara, você tem potencial (se até o Casemiro tá no Real Madrid!), faça igual ao Tóloi, treine, mas treine muito mesmo em tudo viu ô malandrão.

Denílson – Esse já está indo embora, né? Ainda bem. Um cara que foi muito novo e muito bom e voltou um pouco mais velho, inexperiente e jogando pouco. O que aconteceu no Arsenal? Bem, no jogo de hoje, não comprometeu tanto. Buscou o jogo e só. Mas muito obrigado pela Sulamericana ano passado.

Douglas – Este sim, estilo de jogo igual ao do Lucas, Osvaldo e também joga de atacante, zagueiro, líbero, goleiro, lateral-esquerdo e direito, volante, meia-armador, ponta, enfim, joga em todas as posições. Pena que mal. Em todas elas. Por favor, Ney me explica por quê, por favor!!! Dica: Treine muito e diga ao seu treinador (pelo resto da sua carreira) que você é lateral-direito.

Jadson – O 10, jogador diferenciado, ganhou a camisa do Raí. Sumiu! Como em todos os jogos importantes em que o São Paulo precisa dele, some. Mano, entrega a dez se você não aguenta a pressão, troca de camisa com o Ganso. Você é muito bom para o futebol brasileiro, mas tem que aparecer mais para o jogo. Na saída para o intervalo, falou que tinha que agredir mais o CAM e cadê? Sumiu! Dica: Pega a oito, joga o feijão com arroz. Você é jogador coadjuvante e quando assume esse papel faz bem, tanto que chegou à seleção Mas com a dez não dá mais.

PH Ganso – Veio por muito dinheiro e jogou pouco futebol quando se precisou no ano passado, mas esse ano voltou a assumir o papel de “o cara do meio-campo”, está buscando o jogo (fez isso nas duas contra o Galo e também contra o Corinthians) e tem tudo para se firmar no São Paulo. Boa partida, mas o Maestro não é mágico.

Luis Fabiano – O pipoqueiro? Não, quê isso, nunca serei ingrato com o cara que calou o Pacaembu. Em 2013, pouco futebol (quando quer jogar, faz e muito bem o seu trampo – vide Bolívar), muito mimimi e expulsões e assim como no ano passado, suspenso quando o São Paulo precisa dele.  

"Mas Wesley, já estava no pacote...". No pacote é o escambau. Me perdoe, mas um jogador com mais de 30 anos e com Copa do Mundo no currículo não pode fazer esse tipo de coisa. Hoje, jogou bem, buscou o jogo e fez até gol, mas se (ah, o SE) estivesse no Morumbi, eu e 15 milhões de tricolores sabemos que a história, podia até não ser tão diferente, mas seria mais difícil pros caras. Será que as pipocas voltam?

Silvinho – Entrou numa roubada, mas mostrou que tem potencial (correu, pelo menos). Quero ver mais jogos desse menino para emitir uma opinião.

Ademilson – Moleque, treine bastante. Chutes a gol, passes, domínio de bola, tudo mesmo. Porque em dois jogos decisivos, perdeu gols que fazem toda a diferença. Tem 19 anos e muito para aprender. Dica: Tira o Monster Beats um pouco e se concentra em jogar mais bola, beleza?

Maicon – Bom para o elenco e ponto final. Hoje, entrou e tomou um cartão amarelo. 

Ney Franco – É um ótimo profissional, fez milagre com o que tinha ano passado (campeão da Copa Sulamericana), mas acabou, né? Não o ciclo, tem que manter o trabalho. Mas procure outros esquemas (agora, você vai ter tempo para treinar), outros jogadores pra reforçar o clube e no seu elenco (Fabrício, é um exemplo) e para de colocar o Douglas em todas as posições. Você está queimando um jogador regular. O que o Wallyson fez para não jogar? Hoje, armou o time mal (Douglas, perdido em campo, matou o ataque do São Paulo no primeiro tempo e no segundo mexeu muito mal), colheu o que plantou. 

O pior segundo em um grupo com The Strongest e Arsenal de Sarandí, merece o chocolate que tomou.

Agora vamos ao maior culpado. Senhor Juvenal Juvêncio, por favor, se o senhor ama ou pelo menos gosta um pouquinho do São Paulo Futebol Clube: RENUNCIE! O senhor mudou o estatuto para se perpetuar no poder. Muito obrigado pelos títulos conquistados, todos, do Brasileirão de 1986 ao Hexa em 2008. Mas chega. Todos os clubes que tiveram presidentes assim, tiveram que CAIR PARA A SÉRIE B para se reestruturar.

Infelizmente torcida Tricolor, nós iremos sofrer bastante nesses próximos anos. E o Rogério se aposenta esse ano. Aproveite, vá ao Morumbi e leve o seu filho, neto, sobrinho, afilhado, irmão, etc para ver o maior ídolo do São Paulo. Está acabando e quando acabar vai ser triste. 

Mais um recadinho para o elenco: muito obrigado por acabar com o sonho de ver o maior ídolo, um homem que tem 23 anos de clube, se aposentar sem ganhar “a” competição para a nós (um, em campo, e milhões de fora).

Um abraço em Preto, Branco e Vermelho a todos e aviso que é agora que nós veremos quem são os verdadeiros são-paulinos. 

É igual a um casamento amigos, na saúde e na doença, na alegria e na tristeza. 

NA VIDA OU MORTE EU SOU NÓS SOMOS SÃO PAULO!

*Wesley Souza, assim como o São Paulo, agora entra de férias até o começo do Brasileirão