sábado, 20 de abril de 2013

Entre outras quatro linhas #38 - NBA

Por Felipe Noronha

Meus caros, vocês não devem lembrar mas eu sou FIGURINHA CARIMBADA aqui No Rebote. Como faço muito sucesso com o LISTAGRAM, às vezes meu grande amigo Dello me chama para escrever de leve aqui, e vice-versa, já que em meu blog recebo nomes nada menores do que ESPETACULARES. Assim, desta vez, falarei de algo que amo mais que futebol: basquete.

Aliás, vamos falar do maior evento do basquete envolvendo clubes no mundo: os playoffs da NBA. Sim, eles começarão no próximo final de semana e eu recomendo que todos vocês abandonem a vida social e se prendam nas telas da tv e de seus pcs para acompanhar o máximo de jogos possíveis.

Farei um PREVIEW de cada série – são 8. Se classificaram, para quem não manja tanto de ENE BÊ Á, os oito melhores times da conferência leste e os oito melhores do oeste. A partir de agora, é cruzamento olímpico dentro das próprias conferências. Os campeões de cada lado se pegam na decisão. Segue um pouco de cada um dos oito duelos (que ocorrem em melhor de sete partidas) – o que esperar, os favoritos, as surpresas, quais que mais valem assistir:

Leste: Miami Heat (66v, 16d) x Milwaukee Bucks (38v, 44d)

Barbada. Por mais que todo mundo tenha a obrigação moral de torcer contra esse Heat de LeBron, Wade e Bosh, que são os atuais campeões, destruíram quase todo mundo na temporada regular e que só perdem o título se uma catástrofe ocorrer no mundo, eles passarão o rodo nos coitados do Bucks, única equipe a passar para os playoffs com campanha negativa.

Aliás, do lado de Milwaukee, a maior força vem da torcida e sua linda campanha FEAR THE DEER (algo como TEMA A RENA). Os caras lotam o ginásio, gritam isso e fica bem bonita a festa. Mas não dará em nada, apesar dos esforços de Monta Ellis e Brandon Jennings, que vão meter 50 pontos por jogo, mas vão tomar 150.

Minha aposta: 4 a 0 Heat.


New York Knicks (54v, 28d) x Boston Celtics (41v, 40d)

Apesar da diferença das campanhas, não há favorito. Motivo? O Boston ANDA para a temporada regular. Eles só têm velhos no time, então precisam se poupar ao máximo. O que importa é passar, nos playoffs eles encaram qualquer um. Só que tem um problema: Kevin Garnett e Paul Pierce estarão sozinhos, já que Rajon Rondo, o MAESTRO da equipe, se contundiu e está fora da temporada.

Já os Knicks fizeram a melhor temporada da franquia em 819 anos, tem Carmelo Anthony em seu AUGE, mas alguma coisa vai dar errada em algum momento, porque o time depende muito de arremessos de longa distância, tanto de Melo quanto de JR Smith. Se o rival aprender a desestabilizar ambos e souber passar pela defesa de Tyson Chandler, passa. Eu acho que a experiência do Boston ganha essa série.

Minha aposta: 4 a 2 Celtics.

Indiana Pacers (49v, 32d) x Atlanta Hawks (44v, 38d)

Quer dormir um pouco para acompanhar aquela partida do oeste que começa uma da manhã no Brasil? Aproveite quando Indiana e Atlanta entrarem em quadra.

Vai ser chato, enrolado, e os Pacers vão passar o carro. Só que DAQUELE JEITO: eles defendem absurdos, mas são incapazes de pontuar decentemente. Só que o Atlanta é médio. Médio em tudo. Então Indiana vai segurar na defesa e ganhar de 30 a 25 todo jogo e se poupar para pegar o Miami na final da conferência. Simples. Opte por dormir.

Minha aposta: 4 a 0 Pacers.

Brooklyn Nets (49v, 33d) x Chicago Bulls (45v, 37d)

Sou fanático pelo Bulls. Tenho flâmula pendurada no quarto, camisetas, camisa de jogo, blusão, perco madrugadas assistindo aos jogos e grito mais em frente à tela do pc do que vendo meu time de futebol no estádio. E, por isso, estou feliz em enfrentar o Brooklyn.

E explico: o Bulls não era para estar nos playoffs. Não porque seja ruim, mas é porque ERA para ser ruim. O craque do time e MVP mais jovem da história da liga, Derrick Rose, não entrou em quadra, em razão de contusão no joelho ainda nos playoffs da última temporada. Joakim Noah, segundo melhor do time, pivô espetacular e All-Star, passou diversos jogos fora contundido e, em muitos, teve minutos controlados para não agravar o problema. Luol Deng, o terceiro melhor, tem problemas no pulso há duas temporadas e também dores nas costas. Rip Hamilton, Kirk Hinrich, Marco Belinelli, Taj Gibson: todos com papéis importantes na rotação, todos com 4856 jogos fora por contusão.

E mesmo assim o time chegou. E encara o Brooklyn, que é favorito, mas que perdeu três das quatro partidas que fez contra o Bulls na temporada. É para ter fé ou não?

Do lado do time controlado em parte por Jay-Z (sério), se destaca Deron Williams, genial armador que é o único que tem experiência de playoffs o suficiente para comandar o time. É a esperança da franquia, e deve abusar da falta de Rose do outro lado.

Minha aposta: 4 a 2 Bulls, contra tudo e contra todos.

Oeste: Oklahoma City Thunder (60v, 22d) x Houston Rockets (45v, 37d)

Um dos duelos mais legais e que terá a história mais legal: James Harden, cracaço dos Rockets e dono da barba mais linda do mundo, volta a OKC um ano depois de ser trocado pelo Thunder. Fará de tudo para criar história e ser ÉPICO, principalmente nas partidas fora de casa. Mas tomará 4 a 0, 4 a 1... E será eliminado, sejamos honestos.

O OKC vai com tudo para tentar melhorar a campanha do último ano: ou seja, título ou decepção. Após tomarem um sacode do Heat na decisão da última temporada, Kevin Durant, Westbrook e cia. Não pensam em nada além da conquista. E isso pode deixa-los nervosos em casos de jogos apertados, ou se ficarem atrás em alguma série.

Se o Houston tem esperança, é nisso: Harden arrebentando e Durant sentindo pressão. Mas, sejamos mais uma vez honestos: Durant é homem de gelo, não vai rolar, Rockets.

Minha aposta: 4 a 1 OKC.

San Antonio Spurs (58v, 24d) x Los Angeles Lakers (45v, 37d)

Os caras contratam meia NBA e, mesmo assim, sofrem para conseguir uma vaguinha nos playoffs. Nada abaixo do título seria suficiente antes da temporada; agora, não tomar 4 a 0 dos Spurs já é um milagre. Esse é o Lakers, que apesar de contratar Dwight Howard e Steve Nash viu tudo dar errado, a campanha ser pífia, Kobe Bryant levar o time nas costas e, quando tudo melhorou e a vaga veio... Kobe rompeu o tendão do tornozelo está fora por seis meses.

Mas passaram. “E se deixar chegar”, diria o outro, VAI QUE. O time é bom, só não encaixou e o técnico é ridículo. MAS VAI QUE eles se empolgam, Ginóbili não volta bem de contusão, Tony Parker sente a lesão com a qual convice, Tim Duncan sente a velhice e dá tudo certo, finalmente? Eu duvido, mas...

Minha aposta: 4 a 2 Spurs.

Denver Nuggets (57v, 25d) x Golden State Warriors (47v, 35d)

Tem tudo para ser a mais divertida série! De uma lado, a correria desenfreada do único time da NBA que joga na altitude: os Nuggets. Sim, Denver é quase uma LA PAZ (menos) e eles simplesmente NÃO PERDEM EM CASA, venceram 38 das 41 jogadas em Denver, e também venceram 40 das últimas 50 partidas da temporada. É correria e contra-ataque, diversão pura.

Mas, do outro lado, também tem OUSADIA E ALEGRIA. Os Warriors, finalmente um time de verdade, voltam aos playoffs após seis anos e querem provar que não são mais os palhaços da liga. Jogando com defesa (um milagre em Golden State), com pivôs (mais milagre ainda) e com Stephen Curry sendo fantástico (recorde de 3 em uma temporada na história da NBA: 272).

Vão correr pra caramba também, e como são jovens devem sentir menos a altitude. E digo mais: Curry provavelmente vai meter 50 pontos em alguma partida e dar epseranças aos Warriors. Porém, no fim, dá Denver.

Minha aposta: 4 a 2 Nuggets.

Memphis Grizzlies (56v, 26d) x Los Angeles Clippers (56v, 26d)

Quer ver porrada? Se liga nessa série. Na temporada passada, o pau quebrou no garrafão, mas os Clippers acabaram vencendo. Aliás, um jogo épico ocorreu naquela vez: os Grizzlies venciam por 21 pontos no início do último quarto da primeira partida. Aumentaram a diferença durante. Tomaram a virada. Não se recuperaram e perderam a série por 4 a 3. Ou seja, se não tomassem a virada...

Dessa vez, contam com Marc Gasol e Zach Randolph mais TARIMBADOS na pós-temporada para conter Blake Griffin e DeAndre Jordan lá no garrafão. O problema é marcar Chris Paul, talvez o melhor armador da atualidade. Tony Allen vai ter que ser improvisado? Possível, já que é um gênio marcando.

Socos, sangue, chutes, gente se jogando no chão e mordendo a bola. Aqui terá.

Minha aposta: 4 a 3 Grizzlies.

É isso, meus caros. Espero que gostem apesar do GIGANTISMO do texto e que, para as semifinais de conferência (tipo quartas de final) o Dello me chame para PALPITAR novamente.

*Felipe Noronha estava ligado na briga entre Orlando Magic e Charlotte Bobcats pelo posto de pior equipe de basquete do ano.