quarta-feira, 18 de abril de 2012

Entre outras quatro linhas #13 - NBA

NBA de volta ao blog.

Depois de um longo inverno, enquanto a temporada regular se arrastava sem grandes novidades, trago hoje as equipes já classificadas e as últimas disputas de vagas nos playoffs.

Fora das quadras, o grande destaque deste período foi a atitude despresível de Dwight Howard, novo "dono" do Orlando Magic, para com Stan Van Gundy, (ainda) seu treinador.

O jogador fez campanha junto à direção da franquia pela demissão do técnico. O que ainda não aconteceu devido a boa campanha do time da Flórida.

Aliás, a relação entre o clube e o jogador é manchete já faz algum tempo na NBA. O Magic até quis vender Howard durante a trade deadline. Não conseguiu, corre o sério risco de perdê-lo de graça ao fim da temporada, e agora mima o meninão pra ver se ele faz a "caridade" de ficar pra 2012-13.

Mas deixemos de lado o romance na Disney pra falar do que interessa.

Já sabe quem se garantiu? Quem ainda tem chance? Os prováveis playoffs?

Não? Então confere aí.

Comecemos pelo Leste. Onde os Bulls reinam soberanos. Se não encantam como na temporada passada (muito por causa dos jogos sem Derrick Rose), conseguem ser eficientes e perdem pouco. Já se garantiram e devem passar como líderes. O Heat, também garantido, tem larga vantagem perante ao terceiro, mas é muito irregular para buscar o primeiro. Novamente os amiguinhos de LeBron levantam desconfianças quanto a capacidade de finalmente justificar os investimentos com o título.

Na sequência, também garantidos nos playoffs, Indiana Pacers, Boston Celtics, Atlanta Hawks e Orlando Magic. Os três últimos aliás, empatados até o momento. O Pacers respira bem na terceira posição. Longe do segundo. Longe do quarto. Só na boa. É uma equipe que me surpreendeu e evoluiu bastante da última temporada pra essa. Promete chegar entre os quatro do Leste. O Celtics ressurgiu junto com Rajon Rondo. Agora chega forte pra enfrentar nos playoffs uma das equipes que estão empatadas com ele.

Hawks e Magic jogam agora as últimas partidas pra definir quem pega o Pacers e quem pega o Celtics. O time de Atlanta tem um grupo mais equilibrado, vem de classificações consecutivas aos playoffs e tem boas perspectivas se pegar o Boston. O Magic ainda é muito dependente de Howard, o que não funcionaria contra o Pacers, por exemplo. Se Dwight tiver quatro noites iluminadas nas quartas, o Magic passa. Se forem menos, sai.

As últimas três vagas do Leste são disputadas apenas por três equipes. Knicks, 76ers e Bucks. Os três têm ainda seis partidas  por realizar e o Milwaukee precisaria tirar duas vitórias de diferença para o New York ou para o Philadelphia. Ou seja, não vai rolar. Knicks e 76ers estão empatados e jogam pra ver quem pega o Bulls ou o Heat. Os novaiorquinos apostam na crescente de rendimento de Carmelo Anthony para tentar supreender um dos líderes e, a partir daí, pensar em final de conferência. Particularmente não acredito. O time é irregular demais pra uma série de sete contra os um dos dois melhores da conferência. O mesmo serve para o 76ers. Com a diferença de não terem  um Carmelo Anthony no time.

Pistons, Nets, Raptors, Cavaliers, Wizards e Bobcats (que vêm de impressionantes 17 derrotas consecutivas) já estão há algum tempo fazendo figuração na temporada. Agora é só fechar a conta com jogos o mais dignos possíveis.

No Oeste, temos menos equipes garantidas, apenas os líderes Spurs, City Thunder e a dupla de Los Angeles, Lakers e Clippers. Mas nem por isso temos uma disputa que possa ser considerada "intensa" pelas últimas vagas. Grizzlies, Nuggets e Mavericks estão virtualmente classificados, limitando a uma vaguinha a disputa de quem ainda tem chance.

Começando de baixo pra cima, os Spurs cansaram de ser chamados de velhos e decidiram jogar mais que a molecada toda que está por aí. Se candidatam ao título com o ritmo atual, mas nos playoffs precisamos conferir se vão manter o pique já que, como se sabe, são velhos. Diferente do City Thunder, que apareceu dominante na temporada regular, desacelerou e foi alcançado pelos texanos, mas tem tudo pra brigar bem pela conferência esse ano.

Sob os irmãos californianos paira a interrogação. Os Lakers até melhoraram de uns tempos pra cá. Mais sabe como é né? Os Lakers, o Bryant, o Gasol, o Bynum. Esses caras podem imendar nove vitórias ou derrotas seguidas. Acredito no Lakers, ainda mais em ascendente. Vamos aguardar. No primo pobre Clippers a dúvida é sobre a confiabilidade da dupla Griffin-Paul. São dois craques que entrosados vão levar essa equipe longe. Mas enquanto não alcaçam esse estágio, não dá pra cravar. Nem mesmo nas quartas, onde deve enfrentar um dos fortes virtuais classificados citados mais acima.

Falando neles, temos duas gratas surpresas. As regularidades de Memphis e Denver. Acostumados a brigar por oitavas vagas todos os anos, dessa vez se posicionaram bem vão fortes para os playoffs. O Grizzlies certamente pegará um dos Los Angeles. O Denver disputa pegar o outro que sobrar com os Mavs, a outra opção é enfretar um dos líderes, um péssimo negócio para ambos. O Dallas, que defende(ria) o título este ano, também está praticamente classificado. Hoje o time é mais fraco comparado a aquele que foi campeão. Se pegar Spurs ou Thunder logo de cara, deve sair rapidamente. Contra Lakers ou Clippers as chances melhoram.

A oitava e última vaga do Leste é disputada por um surpreendente (e sobrevivente) Suns, por um Rockets (que decidiu ficar decadente na hora mais errada) e por um teimoso Jazz. A briga é inglória, já que o vencedor se credencia a tomar um 4x0 na primeira fase dos playoffs, mas vamos lá. Em Phoenix parece que acabou aquele absurdo do Nash participar de 80% dos pontos do time. Gortat e Fyre, por exemplo, têm ajudado bastante a equipe. Os Suns têm força para se manterem à frente de seus concorrentes. Principalmente porque os Rockets escolheram a pior hora para perderem o gás. Tinham tudo para estarem na mesma situação de Nuggets e Mavs. Mas quatro derrotas consecutivas tiraram a equipe de Houston da zona de playoffs. Se acordar agora ainda consegue. O Jazz fez uma campanha bem acima do que se esperava, tendo em vista o elenco, e deve se orgulhar disso. Porém, no que tange aos playoffs, deve morrer na praia.

Trail Blazers e Timberwolves flertaram por muito tempo com a zona de playoffs. O Minnesota inclusive se tornou sensação com a dupla Rubio-Love. Porém uma contusão grave no joelho tirou Ricky Rubio da temporada e os Twolves da disputa por vaga. Warriors, Kings e Hornets não veem a hora da temporada acabar logo.

Nos playoffs aposto nos confrontos Bulls x 76ers, Heat x Knicks, Pacers x Hawks e Celtics x Magic pelo Leste; City Thunder x Suns, Spurs x Mavs, Clippers x Nuggets e Lakers x Grizzlies pelo Oeste.

Agora falta pouco.

NBA Playoffs are coming my friends!

Are you ready?