terça-feira, 18 de junho de 2013

Confederations Cup – Round 1

Ontem terminou a primeira rodada da Copa das Confederações e não tivemos absolutamente nenhuma surpresa nas quatro primeiras partidas.

O Brasil atropelou o Japão, a Itália venceu o México, a Espanha bateu o Uruguai e a Nigéria massacrou o novato (mas heróico e muito feliz) Taiti.

Se tudo correr dentro da normalidade, este blogueiro aposta que estes mesmos quatro vencedores devem se repetir na segunda rodada, que acontece na quarta e na quinta-feira.

Por hora, uma breve passagem sobre o que cada estreia mostrou.

Brasil 3x0 Japão – Estádio Mané Garrincha – Brasília/DF

Não falei que nosso time não era tão feio quanto alguns exagerados insistiam em dizer? Não somos favoritos. Mas competitivos somos. Mais uma vez o meio-campo brasileiro deu o tom e toda vez que apertamos, chegamos na área nipônica, os destaques do setor (novamente) foram Oscar e Paulinho. Neymar fez bom jogo e precisa manter a evolução. Contra o México será preciso um pouco mais de atenção. Mas devemos vencer. O Japão, assim como foi ressaltado pelo blog no post de apresentação do torneio, tem bons valores ofensivos mas é muito “inocente” na defesa. Dificilmente pontuará.

Itália 2x1 México – Estádio do Maracanã – Rio de Janeiro/RJ

A Itália mostrou um toque de bola até mais seguro do que se imaginava. Chegou bem e em bloco na frente, levando perigo seguidas vezes ao goleiro mexicano. O golaço de Pirlo vinha fazendo justiça até que a equipe falhou onde dela menos se espera, na defesa. Barzagli cometeu pênalti bobo e deu o empate para a equipe verde-encarnada. No segundo tempo porém, a Azzurra manteve a tranquilidade e chegou ao gol da vitória com Balotelli. É um bom time, em construção e tal. Corre o grande risco de ficar em segundo no grupo e morrer pra Espanha na semi. Ainda assim, é um trabalho que merece reconhecimento e continuidade. Aos mexicanos, num processo de renovação ainda mais profundo, restará tentar um resultado totalmente inesperado contra o Brasil pra não se despedir antecipadamente.

Espanha 2x1 Uruguai – Arena Pernambuco – Recife/PE

Quem nunca tinha visto a Espanha jogar na vida, só ouvia falar, e assistiu o primeiro tempo da estreia no domingo, entendeu um pouco da moral que se dá pros caras. No primeiro terço do período, a posse de bola espanhola chegou a superar 90% (tipo, o Uruguai chegou a ter 8% de posse em determinado momento, um completo absurdo). A trave evitou que o primeiro tempo terminasse 4x0. Depois, amigo, os caras cansaram hein? Olha, tá aí um ponto importante pra levarmos em conta. Eles talvez não suportem mesmo manter o ritmo durante 90 minutos com mais de 27ºC na cabeça. Fora isso, show, jogadaças e favoritismo confirmado. Ao Uruguai, a regra que fica é vencer a Nigéria e esperar o Brasil. Destaque pra Luisito Suaréz que fez grande partida, correu na direita, na esquerda, fez um golaço de falta diminuindo pra 2x1, mas não é Jesus Cristo, né?

Nigéria 6x1 Taiti – Estádio do Mineirão – Belo Horizonte/MG

O jogo tinha clima de pelada, técnica de pelada, jogadores de pelada. Nada mais justo que um placar de pelada. Para a Nigéria, fica o sinal amarelo. Não podia nem ter feito menos de dez gols ontem e muito menos ter levado um gol (e corrido risco real em mais dois lances) de uma equipe como o Taiti. Jogará a vida contra o Uruguai na quinta e isso deverá ajudar a serem mais “atentos”. E quanto ao Taiti... o campeonato pra eles já acabou. Fizeram um gol. E uma festa muito bonita. A torcida toda “adotou” os caras. Coisas que só futebol proporciona, manja? Tô deixando aí o gol taitiano pra vocês curtirem.

Até a próxima rodada!