Pode ser que você não esteja acompanhando, mas os principais campeonatos nacionais europeus estão perto de suas respectivas retas finais.
Já tem gente que abriu vantagem na frente. Outros ainda disputam cabeça a cabeça.
Não escondo de ninguém que não gosto de campeonatos de pontos corridos.
Mas no contexto dos caras funciona.
O torcedor do Athletic Bilbao, mesmo sabendo que nunca será campeão espanhol na vida, consegue ser feliz e levar a vida numa boa.
Então vamos lá.
Trgao aqui um breve resumo do que está rolando nos seis principais campeonatos nacionais da Europa.
Inglesão, Espanholzão, Alemaosão, Italianão, Postuguesão e Francesão.
Todo o glamour e brilho das grandes disputas de três ou quatro times.
Todos prontos?
Premier League - Começando pelo Campeonato Inglês. Na PL faltam onze rodadas e a disputa do título já está monopolizada, faz algum tempo, na cidade de Manchester. O novo rico City e o tradicional United estão separados por dois pontos a favor dos azuis. Os Red Devils me inspiram mais confiança, além do fato dos Citzens ainda terem de pegar Chelsea, Arsenal e o próprio United. Na briga pelo Champions, Tottenham e Arsenal não deverão ser incomodados por Chelsea e Newcastle, sobrando aos Blues a vaga da Liga Europa. Queens Park Rangers, Blackburn, Wolverhampton, Bolton e Wigan fazem uma disputa extremamente acirrada pela queda e é completamente impossível, por enquanto, dizer quem cai.
Calcio - No Campeonato Italiano, onde faltam doze rodadas, o favoritismo é do Milan, três pontos à frente da Juventus. Sim, a Juve tem um jogo a menos e ainda está invicta. Mas é uma das invencibilidades mais enganosas que já vi na minha vida. Empata com o Lecce, empata com o Chievo, empata com o Cesena, enfim, empata com todo mundo. Inclusive com o Milan. Mas no fim, o título deve ficar mesmo para os rossoneros, que têm um melhor time e estão em um melhor momento. Na briga pela Champions, Lazio, Unidese e Napoli brigam em pé de igualdade por uma vaga. Aos dois que ficarem fora, sobrara a Liga Europa graças as medíocres campanhas de Roma e Internazionale. Novara e Cesena caíram. O Lecce também deve cair, mas ainda não está tão longe do pelotão de fora da zona de rebaixamento. Vamos aguardar.
La Liga - Falemos agora do Campeonato Espanhol, que ainda tem treze rodadas pra realizar. Por lá o domínio e do Madrid, com o Barça a dez pontos de distância. Fosse qualquer outro o segundo colocado, poderíamos dizer que a vaca deitou. Mas falando do Barcelona é melhor esperar mais umas seis rodadas. Ressaltando que é quase impossível o quadro se reverter e deve mesmo dar Real. Se por um lado o Valencia vai garantindo a terceira vaga da Champions, a disputa pela quarta vaga até agora é alucinante. Do quarto colocado ao 11º a distância é de apenas quatro pontos. Existindo ainda no meio disso duas vagas de Liga Europa pra alguém pegar. Hoje, tanto a última vaga da Champions quanto a última da Liga Europa, estariam sendo decidas no saldo de gols. Lá embaixo o Zaragoza caiu, o Sporting de Gijón tá com um pé e meio na segundona e o Racing Santander está na mesma situação do Lecce no Italiano, com a vantagem de ter uma rodada a mais pra jogar.
Bundesliga - Chegamos ao Campeonato Alemão, onde ainda acontecerão dez rodadas. E temos um virtual campeão. Com a derrota do Bayern München contra o Bayer Leverkusen neste domingo, o Borussia Dortmund abriu sete pontos de vantagem e corre a passos largos para o bi. Não deve dar outra. As outras vagas da Champions devem ser preenchidas por Bayern, Borussia Mönchengladbach e Schalke 04. O Leverkusen ainda tem chance de brigar com o Schalke, mas deve ir mesmo pra Liga Europa (de novo). A briga pela segunda vaga da Liga deve ficar boa, principalmente entre Werder Bremen e Hannover. Já na briga contra a queda, devem lutar até o fim, do pior para o melhor, Kaiserslautern, Freiburg, Augsburg, Herta Berlim e Colônia.
Liga Sagres - Agora é a vez do Campeonato Português. Ou da "Taça Porto-Benfica", como preferir. Onde a vantagem por enquanto é do Porto, a nove rodadas do fim, após vencer os Dragões no Estádio da Luz. Mas são apenas três pontos, não dá pra cravar ainda, até porque os quatro primeiros ainda tem de se enfrentar, com a exceção do Benfica e Porto, que aconteceu neste fim de semana. O Braga tá colado, mas é o Braga. Vai pra Champions, mas é o Braga. Sporting Lisboa, e o atual quinto colocado, Marítimo irão para a Liga Europa. Na luta contra o descenso, oito pontos separam oito times. Hoje caíriam a União de Leiria (não é escola de samba) e o Feirense, no saldo de gols. Mais que isso não dá pra falar.
Ligue 1 - Por fim, vamos falar um pouco do Campeonato Francês. Faltam doze rodadas, e a liderança até então é do mais novo rico do futebol mundial, o Paris Saint-Germain. Só que com muito mais dificuldade do que suas cifras apontavam. Apenas um ponto de vantagem para o modesto Montpellier. Se tudo correr dentro da normalidade, a taça deve ficar em Paris mesmo. Mas já vimos algumas vezes o mais rico ficar chupando o dedo. A distância dos dois para o resto é grande, e o Lille deve mesmo ser o terceiro e último classificado para a Champions. A briga pela única vaga da Liga Europa do Francesão é disputada, principalmente, por Rennes, Saint-Étienne e Toulouse, com Lyon, Olympique Marséille e Bordeaux vendo de longe. Pra encerrar, o mais impressionante. Todas as outras onze equipes estão brigando cabeça a cabeça contra a queda. A vantagem do 10º colocado pra zona é apenas de quatro pontos. Hoje caíriam Sochaux, Auxerre e Ajaccio, sendo este último no saldo de gols.
Por enquanto é isso aí amigos.
Vai APOEL!!! |
Por enquanto é essa emoção aí que temos por lá.
E, se não é a emoção que eu prefiro.
Pelo menos já é alguma emoção.
Sei lá, eu acho.