No ritmo das marchinhas o blog bota o pé na avenida novamente.
Domingão de Carnaval, todo mundo de boa, curtindo o feriadão.
Mas não tem futebol.
E como podemos amenizar os efeitos de algo tão grave quanto um domingo sem futebol?
Lembrando de grandes jogos que marcaram a história recente dos grandes clubes brasileiros, oras.
No nosso primeiro post de jogos históricos, relembramos um grande jogo do Corinthians, Cruzeiro, Grêmio, Fluminense, Santos e Vasco.
Hoje é a vez de Flamengo, Palmeiras, Internacional, Botafogo, Atlético-MG e São Paulo.
Lembrando que o placar do jogo é também o link para um vídeo da partida.
Prontos pra voltar um pouco no tempo?
Vasco 1x3 Flamengo - 2º jogo da final do Campeonato Carioca de 2001
Se tem um jogo do qual todo tocedor do Flamengo se orgulha, é esse. O ano era 2001 e a final do Campeonato Carioca seria entre Flamengo e Vacso pelo terceiro ano seguido. Nos dois anteriores, Flamengo campeão. Mas neste ano o Vasco estava em ótimas condições. Após vencer o primeiro jogo pela vantagem mínima, poderia até perder o segundo jogo também por um gol de diferença, graças a vantagem dos resultados iguais. E era essa vantagem que estava dando o título ao Vasco até os 43 minutos do segundo tempo. O Vasco seria enfim, o campeão carioca de 2001. Pena para os cruzmaltinos um tal de Petkovic não concordar com isso.
Palmeiras 4x2 Flamengo - 2º jogo das quartas de final da Copa do Brasil de 1999
Já que estavamos falando de Flamengo, o próximo jogo histórico também é dele. Só que dessa vez não se trata de uma boa lembrança. Eram as quartas de final da Copa do Brasil de 1999. O Flamengo havia batido o Palmeiras no Rio por 1x0. Jogava pelo empate em São Paulo, ou até por uma derrota de um gol de diferença, desde que marcasse ao menos um gol. E marcou. Dois. Deixando no placar um 2x2 praticamente irreversível nos minutos finais. O Palmeiras precisava fazer 4x2. O relógio marcava 41 minutos do segundo tempo. E fez-se o milagre.
Internacional 2x2 São Paulo - 2º jogo da final da Taça Libertadores da América de 2006
Agora é a vez dos Colorados. Em agosto de 2006 Internacional e São Paulo realizariam as finais da Taça Libertadores. No primeiro jogo, a surpresa. O Inter se superou e venceu o Tricolor por 2x1 em um Morumbi lotado. 70.000 são-paulinos presenciaram desolados os gols de Rafael Sóbis, e se encheram de fúria após ouvirem aquela que se tornaria uma famosa narração da Rádio Guaíba. O jogo da volta no Beira Rio tinha clima de guerra. O São Paulo vinha com o orgulho ferido e buscar o título no Sul era questão de honra. Enquanto o Inter incorporou a alma da disputa bairrista entre a "elite" do eixo Rio-São Paulo e a bandeira Riograndense. Inter e São Paulo ainda não sabiam, mas realizariam a melhor final de Libertadores do século XXI.
Atlético-MG 5x5 Botafogo - 23ª rodada do Campeonato Brasileiro de 1998
O Botafogo realizou com o Atlético-MG, no ano de 1998, um dos maiores jogos que já assisti na vida. Ainda na fase de todos contra todos do Brasileirão, Fogão e Galo se enfrentaram no Mineirão num domingo a tarde. Naquela época ainda dava pra fazer aquele esquema com parabólica pra ver o jogo que a Globo ia passar para o Rio. Não lembro qual estava passando pra São Paulo, mas, seja qual for, muito obrigado por ter sido ruim e me fazer a mudar de opção. Sobre o jogo, o Botafogo virou o intervalo metendo 2x0 no Atlético. Bom né? Mas o Galo de Valdir Bigode voltou atropelando e virou pra 5x2. Um show, quatro gols do Valdir e caixão lacrado pro Botafogo não é mesmo? Então, não é mesmo. Era melhor o Galo ter encostado o ouvido nesse caixão pra conferir se a Estrela Solitária tinha realmente ido dessa pra melhor.
Lanús-ARG 1x4 Atlético-MG - 1º jogo da final da Copa Conmebol de 1997
A partida acima, contra o Botafogo, poderia servir também para minha escolha de jogo histórico do Atlético-MG. Mas a minha primeira grande lembrança do Galo vem do ano anterior. Em 1997 Atlético-MG e Lanús da Argentina decidiram a antiga Copa Conmebol (atual Copa Sulamericana). No segundo jogo em Minas, o Atlético se sagraria campeão com um empate por 1x1 no Mineirão. Mas não é esse o jogo que ficou pra história. Dia 06 de Novembro de 1997, Estádio Municipal de Lanús, primeiro jogo das finais. O Atlético venceria aquele jogo de virada por 4x1. Infelizmente, a história do jogo não terminou no apito final, e aquela partida seria pra sempre lembrada como a Batalha de Lanús.
Corinthians 1x5 São Paulo - 3ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2005
Pra fechar, nossa homenagem ao torcedor são-paulino. Um dos grandes jogos do São Paulo que vi na vida, e com certeza um dos que o torcedor lembra com mais carinho, aconteceu no Pacaembu, no ano de 2005. O clássico contra o Corinthians era muito esperado à época por confrontar o atual campeão da Libertadores e os "Galácticos de Pq. São Jorge". O Timão tinha realmente um esquadrão de encher os olhos. O time tinha Roger, Mascherano, Gustavo Nery, Carlos Alberto, Marcelo Mattos, Nilmar e o muso Carlitos Tevez. No entanto, aquele que prometia ser um duelo espetacular, se tornou um show solo. Mas que show solo hein? Pediram até pra tirar o Corinthians dali.