Boa parte das pessoas que estão acompanhando a Série A do Brasileirão, principalmente os paulistas, já deixaram de lado a “briga” pelo título e agora concentram as atenções na luta palmeirense contra a queda.
Outros afirmam que o grupo dos rebaixados já está fechado e largaram o Brasileirão de vez.
Pois bem, partindo do princípio que Atlético-GO, Figueirense, Palmeiras e Sport vão embora, tá na hora de saber quem vem ocupar estes lugares.
Na Série B, a briga pelas quatro vagas de acesso ficaram polarizadas apenas entre 5 times.
Os três primeiros abriram vantagem e agora não precisam de muito pra se garantir. Enquanto quarto e quinto fazem sábado um jogo “com cara de final” (como odeio essa expressão).
Apresento-lhes agora, os times que vão passar na Globo em 2013.
Começando pelo atual líder, Cricíuma (68 pontos).
O Tigre é sem dúvidas o time mais regular da competição.
Nunca ficou fora da zona de acesso, foi quarto colocado apenas uma vez (lá no início, na 4ª rodada), tem o artilheiro disparado (Zé Carlos, 25 gols, dez a mais que o segundo colocado), é o melhor ataque, com mais de setenta gols em 33 jogos, e o time que mais venceu.
Mesmo assim está apenas um ponto na frente do Goiás. Perdeu jogos incríveis e é a pior defesa fora da zona de rebaixamento. Tem uma tabela complicada nas últimas cinco rodadas (só enfrenta adversários que estão nas nove primeiras posições). Mas o risco de não conseguir é pequena. A distância pra fora do G4 é de sete pontos e sábado tem confronto direto entre quinto e quarto. Vai subir, evitando assim que Santa Catarina fique sem representante na primeira divisão.
E conforme dito mais acima, o segundo lugar da Série B hoje é do Goiás (67 pontos).
O Esmeraldino levou quase um turno inteiro pra engrenar.
Chegou ao terceiro lugar na 21ª rodada e se estabilizou lá por dez rodadas. Aproveitou a abruta queda de rendimento do Vitória e subiu mais um degrau.
É a terceira melhor defesa e o time que menos perdeu. Tem seis pontos de vantagem pro quinto e ainda tem que pegar os dois últimos da tabela e um 13º que só cumpre tabela. Ao que tudo indica, deve ser o campeão na última rodada, no Serra Dourada, contra o hoje 6º colocado Joinville. Esta será mais uma substituição caseira na Série A. Sai Atlético-GO, entra Goiás.
Em terceiro lugar aparece o Vitória (66 pontos). O Leão da Barra ameaçou ser a “Barcelusa” de 2012.
Fez alguns jogos irregulares no início, mas na 5ª rodada já estava no G4. Na 9ª, subiu pra terceiro. Na 10ª, virou segundo e na 18ª, primeiro. Vinha nadando de braçada, dando espetáculo. Até a 29ª rodada, quando levou um baile, tomou 3x1 do Paraná Clube no Durival de Britto e despirocou de vez.
Depois disso perdeu do Atlético-PR, do São Caetano, além de duas posições na tabela e o técnico Paulo César Carpegiani. Um verdadeiro tornado passou pelo Barradão. Falta pouco pra conseguir voltar. Sua tabela é uma incógnita. Ainda enfrenta o primeiro time fora e o primeiro time dentro do Z4. Esses jogos podem ser fáceis ou difíceis, não dá pra saber. Tem também o sexto colocado Joinville em Joinville. Ainda assim é inadmissível um fracasso dos baianos. Principalmente depois de não terem subido de modo tão absurdo em 2011.
Agora falando da briga pela quarta vaga, que tem confronto direto no fim de semana.
O Atlético-PR é o 4º colocado (62 pontos) e o São Caetano é o 5º (61 pontos). O Furacão fez um primeiro turno terrível. Era quase certa a permanência na Série B em 2013. Até que na última rodada do primeiro turno chegou ao 6º lugar. A partir daí começou a “flertar” com o G4 constantemente. Se aproximou na 23ª rodada, entrou na 24ª, saiu na 25ª. Se afastou na 27ª, se aproximou de novo na 28ª.
Até que esse vai-não-vai chegou ao fim na 31ª rodada. O Atlético foi ao Barradão e bateu o Vitória por 2x0. Chegou ao 4º lugar e tem se segurado. A Série A tem boas chances de receber novamente o Atletiba em 2013.
Mas quem vai tentar atrapalhar os planos paranaenses é o São Caetano.
O Azulão é dono de uma campanha bem mais regular que a do Atlético. Desde a longínqua 7ª rodada, o time do ABC se mantém entre a 3ª e a 6ª posição na tabela.
Só que empata demais. Até agora já foram 10 as vezes em que nem ganhou, nem perdeu.
Com a chegada de Emerson Leão, conseguiu se estabilizar na 4ª posição da 25ª a 30ª rodada.
Aí empatou com o lanterninha Barueri.
A tabela é ingrata e o Azulão, além do Atlético, ainda pega Criciúma e Goiás.
Na próxima rodada tem a chance de ouro de bater seu grande rival pela vaga na primeira divisão.
Ou perder e ficar a quatro pontos da vaga faltando apenas quatro jogos.
Sábado, às 16h20, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, São Caetano e Atlético-PR se enfrentam pela quarta e última posição de acesso do Campeonato Brasileiro Série B 2012.
Há onze anos atrás, era a final do Brasileirão. Hoje é decisivo pra voltar pra elite.
Façam suas apostas.