Sim, ela voltou.
Começou semana passada a temporada regular 2012-13 da NBA. Mesmo com o basquete olímpico, que amenizou um pouco a abstinência no meio do ano, a saudade já era grande.
Assim como na última temporada, o blog vai começar apresentando as equipes pra vocês nessa semana. Trinta franquias, divididas em seis divisões regionais, mostrarão a cara por aqui para sabermos quem é quem, e até onde podem ir, nessa temporada.
E pra começar, vindo da direita pra esquerda do mapa, a divisão do Atlântico. Hoje vamos falar de alguns dos mais tradicionais times da NBA, além do “novo rico”.
Os Celtics chegam mais ou menos com o mesmo potencial da última temporada. Ao mesmo tempo em que perderam Ray Allen pro Heat, trouxeram Jason Terry e Courtney Lee. Jeff Green também veio. Destaque também para as contratações dos brasileiros Leandrinho Barbosa e Fab Melo. Segue como a equipe mais forte do Atlântico, mas ainda não tem bala pra fazer frente ao Heat na Conferência. A chance de ser vice no Leste mais uma vez é grande.
Brooklyn Nets
Como você já deve saber (e se não sabia já tava mais do que na hora, rs), os Nets saíram de Nova Jersey e estão de volta a Nova York. Tudo isso motivado por muito dinheiro, claro. A franquia agora tem grana, mas ainda não tem um grande time. Tentou de todo jeito trazer Dwight Howard mas não conseguiu. Brook Lopez será o homem do garrafão. A manutenção de Deron Williams era crucial para a luta por playoffs. Missão cumprida e o armador medalha de ouro em Pequim-08 e Londres-12 segue com os Nets. Joe Johnson chega para ajudar Williams na missão. Como geralmente a briga pelas últimas vagas do Leste costumam ser mais “fracas” que no Oeste, devem chegar. E parar nas quartas.
New York Knicks
Os Knicks prometeram muito e entregaram pouco na última temporada. Agora tá todo mundo com um pé atrás com os caras. Carmelo e Stoudemire terão a ajuda de reforços como Kurt Thomas, Marcus Camby e, principalmente, Jason Kidd. Não tem porque não funcionar. Mas na última também não tinha. Enfim, me parece uma barbada entre os que disputam vagas de playoffs. Dependendo do chaveamento, pode ir longe, mas brigar por título é muito difícil. Num primeiro momento, não é o melhor nem da sua divisão, que dirá da conferência.
Philadelphia 76ers
Diferentemente dos Knicks, os 76ers entregaram muito mais do que prometeram na última temporada. Pra essa, não terá mais André Iguodala. Mas trouxe Andrew Bynum dos Lakers. Além dos constantes Jason Richardson, Spencer Hawes e Evan Turner, o elenco espera poder contar com Nick Young e Dorrell Wright para voltar aos playoffs em 2013. Com base no que conseguiram jogar este ano, não vejo uma vaga como algo tão distante. Ela pode até vir com facilidade, caso o Sudeste continue apenas com Heat e Hawks entre os times decentes.
Toronto Raptors
O representante canadense da Liga seguirá como o mais fraco da Divisão Atlântico. Os Raptors trouxeram Landry Fields dos New York Knicks, o que não significa grande coisa (tá, pro Raptors talvez signifique). Terrence Ross, draftado este ano, também fará parte da equipe. Outro draftado, mas de 2011, Jonas Valanciunas deverá ser titular nesta temporada.
O time, ainda que um pouco melhor que o 2011-12, realmente não tem material humano pra buscar playoffs. Brigará pra não ser um dos últimos e deve conseguir.