sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Quem vai sobrar quando a Champions começar

Ontem tivemos o sempre glamuroso sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League 2013-14.

Como já é tradição, tivemos um ou outro cabeça-de-chave “inexplicável” que gerou um grupo chato, um pote 2 sempre forte, um pote 3 interessante e uma equipe de bom nível no pote 4 quatro pra que pudesse nascer o famigerado “grupo da morte”.

Tem muita coisa que vale a pena assistir. Mais ainda que não vale.

Por isso já vamos deixar claro aqui quem é que vai pro mata-mata que é o que interessa, convenhamos.

Grupo A – Manchester United (ENG), Shaktar Donetsk (UCR), Bayer Leverkusen (ALE) e Real Sociedad (ESP)

Um dos grupos mais interessantes da Liga. A primeira Champions do Manchester pós-Ferguson será testada contra times de bom nível. O Shaktar é sempre perigoso e tirou o Chelsea na fase de grupos ano passado. O Leverkusen é a terceira força da Alemanha (atrás dos dois finalistas desta última Champions) e está com 100% de aproveitamento na atual Bundesliga. E a Sociedad vem de um belo Campeonato Espanhol e de um atropelo sobre o Lyon na “pré-Champions”. Apesar da previsão ser complicada, o blog aposta em Manchester United e Bayer Leverkusen classificados.

Grupo B – Real Madrid (ESP), Juventus (ITA), Galatasaray (TUR) e Copenhaguen (DIN)

Este só é menos previsível que o grupo D. Mesmo com a interessante campanha alcançada na última Liga (onde saiu para o Real, inclusive), o Galatasaray não tem forças pra brigar por vaga nesta chave. Terá de se contentar com a vaga da Liga Europa mesmo. O Copenhaguen é o lanterna cantado de véspera. Pode definir o líder se não perder todas em casa. E nos confrontos entre madridistas e bianconeros a vantagem é da equipe de Turim, montada e firme defensivamente, enquanto o Madrid tenta se reinventar sob o comando de Ancelotti. Juventus e Real Madrid classificados, segundo o blog.

Grupo C – Benfica (POR), Paris Saint-Germain (FRA), Olympiacos (GRE) e Anderlecht (BEL)

Novamente o novo rico PSG cai em um grupo “abençoado”. Se na última temporada precisava bater o Porto e dois “Dínamos”, agora tem Benfica (que pudemos ver no confronto contra o São Paulo o quão forte é), um grego e um belga. Vai ser líder com folga. Na briga pela segunda vaga, na teoria, o favorito seria o Benfica. Mas depois da Eusébio Cup, tenho dúvidas. Os adversários, que vencem seus respectivos nacionais todo ano, são times de nível parecido, com leve vantagem para os gregos. O blog portanto aposta na classificação de Paris Saint-Germain e Olympiacos.

Grupo D – Bayern München (ALE), CSKA (RUS), Manchester City (ENG) e Viktoria Plzen (TCH)

Poucas coisas são tão previsíveis na vida como o EGO.com “flagrando” uma sub-celebridade na praia, o Neto falando m@%$# na Band e o grupo 4 da Champions League 2013-14. Não tem como o atual campeão, Bayern München, não ser o líder. O time é muito superior a tudo que está nesta chave. Não tem como o Viktoria Pilsen não ser o lanterna. O time é muito pior do que tudo que está nesta chave. O Manchester City será o segundo porque TEM QUE ser o segundo. Ser surpreendido pelo CSKA é digno de demissão pra galera. Os russos irão pra Liga Europa, o que pra eles é muito bom, diga-se de passagem (rs). O blog aposta e dá três pontos de lambuja. Bayern e Manchester City classificados.

Grupo E – Chelsea (ENG), Schalke 04 (ALE), Basel (SUI) e Steaua Bucareste (ROM)

Alívio. Este deve ter sido o principal sentimento de José Mourinho depois do sorteio da fase de grupos. O Chelsea é o mais fraco entre os cabeças-de-chave “não-portugueses”, e corria grande risco de formar um grupo forte e ser eliminado na primeira fase DE NOVO. Isso no ano da volta de Mourinho seria um prato cheio pra quem o critica frequentemente. Mas esse grupo E não assusta. Pode ser que perca pontos pro Schalke, mas será líder. Aliás o Schalke deve mesmo ser o segundo se não conseguir o incrível feito de tropeçar no Basel. Os suíços por sua vez devem ir pra Liga Europa, superando o Steaua, provável lanterninha. O blog fecha com Chelsea e Schalke 04 classificados.

Grupo F – Arsenal (ENG), Olympique Marseille (FRA), Borussia Dortmund (ALE) e Napoli (ITA)

Alguns o chamarão de “grupo da morte”. Eu chamarei de “grupo mais legal da Champions 2013-14”. Estão garantidos seis bons jogos pra se ver nos confrontos entre alemães, ingleses e italianos. Isso sem falar nas vezes em que o Marseille provavelmente irá aprontar. Os atuais vice-campeões, mesmo agora sem Mario Götze, são favoritos. Mas vão ter que jogar muito pra confirmar a condição. Já na disputa pelo segundo lugar, o Arsenal terá um desafiante quase do mesmo nível. O Napoli vem de duas ótimas campanhas no Calcio e vai sim brigar pela classificação. Sem Cavani, a vantagem técnica pende um pouco para os londrinos. Mas não garantem nada. Ainda assim, a aposta do blog no grupo que compensa você assistir é em Borussia Dortmund e Arsenal classificados.

Grupo G – Porto (POR), Atlético de Madri (ESP), Zenit (RUS) e Austria Viena (AUS)

E se chamei a pouco o grupo F de “grupo mais legal da Champions 2013-14”, o grupo G pode ser chamado de “aproveita esse tempo pra ir tomar uma cerveja com os amigos”. Poucas vezes a Champions League teve um grupo com tanta cara de Liga Europa, e fica difícil concluir qual jogo vai ser mais pobre tecnicamente. O Porto vendeu James Rodriguez. O Atlético vendeu Falcão Garcia. O Zenit ainda aposta no Hulk. E o Austria Viena... é o Austria Viena, oras. A aposta do blog e na classificação de Atlético de Madri e Porto, respectivamente.

Grupo H – Barcelona (ESP), Milan (ITA), Ajax (HOL) e Celtic (ESC)

E o grupo H (que invariavelmente vai ser chamado apenas de grupo do Barcelona, como já é de costume) volta a colocar frente a frente culés e rossoneros. E a cada ano que passa o confronto fica mais desigual e o Barcelona chega mais favorito. O Barça também reencontrará o Celtic, confronto que ficou marcado depois das históricas estatísticas da vitória escocesa em 07/11/2012. Dessa vez não deve ser tão difícil. Para o Ajax a palavra de ordem é bater o Milan. E dá. É só não fazer aquelas cagadas clássicas de times holandeses que atacam “feito índios”. O PSV, eliminado pelo Milan nos playoffs, deixou algumas “dicas” para o rival tentar superá-los. Mas como o blog acredita muito na força de determinadas camisas, aposta em Barcelona e Milan classificados.

Agora é esperar.

Atenção nos grupos A e F. Vale assistir também os grandes (apenas os grandes) do B, D e H.

Tão liberados de acompanhar o C e o G.

E tome ópera da UEFA Champions League!