terça-feira, 6 de agosto de 2013

Os melhores do Brasil, enfim, na Copa

Rolou hoje o esperado sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil.

Depois das fases que fizeram os 80 participantes virarem 40, depois 20 e por fim 10, estes se juntam às equipes que participaram da Libertadores (com a exceção do São Paulo que tem de “defender” o título da Sul-Americana) e o Vasco (melhor classificado no Brasileirão do ano anterior, além dos classificados pra Liberta) para realizarem o restante do mata-mata.

Os confrontos e mandos já estão definidos e agora podemos analisar quem tem mais chances de disputar o título em novembro.

Entre barbadas e clássicos nacionais, aqui vão as análises das oitavas de final da Copa do Brasil, que acontecem nos dias 21 e 28 de agosto.
Corinthians x Luverdense – Bom, o primeiro confronto do “lado A” das chaves já é a maior barbada da competição. Não bastasse sabermos que o Corinthians hoje é a equipe em melhores condições de competitividade (já diria Adenor) no Brasil, ainda terá como adversário o humilde Luverdense do Mato Grosso, equipe que disputa a Série C do Brasileirão. 

E o Timão ainda joga a segunda partida em casa. Era o caso até da aquela regra da vitória por dois gols como visitante eliminar o jogo de volta valer, rs. Corinthians passa.

Grêmio x Santos – Um clássico onde se criou alguma rivalidade após os confrontos da Libertadores-07 e da Copa do Brasil-10 marca o confronto 2 do lado A. O Santos vem em baixa, tentando se reformular com garotos e com o peso de uma vexatória goleada sofrida contra o Barcelona. Já o Grêmio vem numa daquelas crescentes que marcam todo início de trabalho de Renato Gaúcho. 

Costuma durar pouco, mas como faltam apenas 15, 20 dias pros jogos, será suficiente para enfrentar o Peixe e se classificar com alguma tranquilidade. Grêmio nas quartas.

Internacional x Salgueiro – O confronto 3 do lado A só não é uma barbada maior que o jogo do Corinthians porque o Inter joga a segunda fora, porque o Salgueiro mostrou alguma capacidade contra Vitória e Criciúma, e principalmente porque o Inter é um time muito menos confiável que o Corinthians. 

Mas ainda assim não dá pra imaginar surpresas no confronto. O Colorado vive fase confortável, D’Alessandro atravessa grande momento e Dunga vem se revelando um treinador de nível bastante aceitável. Internacional se classifica.

Palmeiras x Atlético-PR – Tá aí um confronto interessante. No embate 4 do lado A do chaveamento o Palmeiras enfim irá testar de verdade sua suposta boa fase contra um ascendente Atlético-PR, que entre seus últimos feitos tem a queda do “Mito do Horto”, após vencer o Galo de virada. 

Nas mãos de Vagner Mancini o Furacão parece ter encontrado um meio de jogar um futebol bom o suficiente pra evitar sua queda pra Segundona. E o Verdão tem sobrado na B com a volta de Valdívia. Vai ser uma boa chance de se visualizar melhor os parâmetros de ambos. Por estar enfrentando adversários mais fortes na Série A e, agora, conseguindo vencê-los, vejo o Atlético um pouquinho à frente. Essa portanto vai ser a aposta do blog. Atlético-PR passa.

Fluminense x Goiás – Mudamos agora para o lado B do chaveamento com os possíveis adversários da galera do lado A na final. E no primeiro confronto temos duas equipes que tentam “se achar” neste resto de temporada. O Flu, como sabem, demitiu Abel e trouxe o Luxa. O Goiás vive sua luta particular contra a zona de rebaixamento. Time por time o Fluminense é muito superior. Mas com o segundo jogo em Goiânia, a primeira partida é de alto risco. 

Se aproveitar o nervoso momento tricolor e conseguir uma retranca de sucesso no Rio, o Goiás terá chances reais de classificação. Acredito que as coisas se manterão dentro da normalidade com o Flu vencendo em casa e se segurando no Planalto Central. Fluminense nas quartas.

Vasco x Nacional – E no segundo confronto do lado B temos a prova cabal de que sorte existe. Não bastasse ter se livrado das fases primeiras mesmo sem estar na Libertadores, o Vasco ainda vai pegar nas quartas uma equipe que só chegou aqui porque o Coritiba entregou a competição pra poder disputar a Sul-Americana. 

Mesmo capenga e totalmente dependente de Juninho Pernambucano, o Vasco é bem mais time que nossos humildes amigos manauras do Nacional. Uma surpresa aqui teria de ser tratada como tragédia. Vasco passa.

Atlético-MG x Botafogo – Um clássico alvinegro figura no confronto 3 do lado B. E conta com o campeão da América. Aliás, a Copa do Brasil deve ser a única coisa que o Atlético vai levar realmente a sério antes do Mundial. Mas terá pela frente logo de cara um dos melhores Botafogos dos últimos 15 anos (não que seja lá muito difícil sê-lo, tendo em vista os últimos 15 anos do Botafogo). 

O Glorioso, hoje, está mais acertado e numa “rotação” bem mais alta que o Galo, que passa pelo natural relaxamento pós-título. Nem o segundo jogo no Horto deverá salvar. Botafogo classificado.

Flamengo x Cruzeiro – E pra fechar, o jogo 4 do lado B traz outro confronto bem interessante. O Flamengo de Mano Menezes tá, aos poucos, virando um time. E o Cruzeiro vive fase de quem vai tentar disputar o título do Brasileirão. 

O segundo jogo é no Maraca. Mas o normal é dar Raposa. Mesmo com a revelação de bons valores o Fla ainda sofre com uma defesa fraca. Enquanto isso o time da Toca aprendeu algumas coisas com os erros do primeiro semestre e chega com boa estrutura pra tentar levar a Copa. Cruzeiro nas quartas também.

Recaptulando, o blog aposta que as quartas de final serão disputadas por: Corinthians x Grêmio; Internacional x Atlético-PR; Fluminense x Vasco; Botafogo x Cruzeiro.

"Achou que o Coxa ia ser vice de novo, rs."
Daqui a quinze dias a gente começa a ver o quanto eu vou errar.

"O caminho mais curto pra Libertadores" vai começar de verdade.

E agora eu tô falando da Copa Sul-Americana, rs.

Boa Brazil's Cup pra nós.