sexta-feira, 15 de março de 2013

Um pouquinho de lá, um pouquinho de cá

Talvez alguns de vocês tenham reparado que vai rolar uma pausa estranha na Libertadores.

As equipes voltam a campo agora apenas no início de abril por causa das datas FIFA que estão chegando com eliminatórias pra Copa, amistosos e tudo mais que você já tá acostumado.

A regra vale para os principais nacionais europeus e pra competições continentais. Portanto, a Champions também dá uma pausa (a gente não percebe porque já tá acostumado com grandes espaços entre uma fase e outra das pelejas europeias).

E como tivemos rodadas completas na Liberta, e também o sorteio das quartas na Champions, podemos aproveitar esse período pra analisar o que já rolou e o que está por vir.

Primeiro, La Liga De Los Campeones Del Europa

No Velho Mundo o sorteio deu o seguinte: Málaga x Borussia Dortmund (primeiro jogo na Espanha, segundo na Alemanha), Real Madrid x Galatasaray (primeiro jogo na Espanha, segundo na Turquia), Paris Saint-Germain x Barcelona (primeiro jogo na França, segundo na Espanha) e Bayern München x Juventus (primeiro jogo na Alemanha, segundo na Itália).

No primeiro confronto temos um grande Borussia contra um valente Málaga. Sim, deve dar Borussia. Os caras foram líderes do tal “grupo da morte” e amassaram a sensação Shaktar Donetsk. É realmente um time muito bom. Só não pode saber disso. Se relaxar corre riscos contra esse Málaga brigador, que não tem medo de chutar de qualquer lugar do campo, e é bastante veloz.

Se a volta fosse na Espanha, o confronto ficava um pouco mais equilibrado.

Real Madrid e Galatasaray farão confrontos muito interessantes. O Real passa a impressão de que pode voltar a jogar seu melhor futebol. Özil tá bem de novo e Modric se mostra importante toda vez que entra. Dí Maria também merece destaque. Além de Cristiano Ronaldo, claro.

É favorito, mas tem que “matar no ninho”. Ir pra Turquia “precisando do resultado” pode ser perigoso. Contra o Manchester, só conseguiu por causa da expulsão de Nani.

E o Gala não é bobo. Tem o artilheiro da competição, um esquema marcador que funciona também ofensivamente e uma torcida maluca no melhor sentido.

No confronto mais rico dessa fase temos o novamente desperto Barcelona contra o “Wannabe Time Grande” PSG. O Barça é favorito. Começa aí. Mesmo que você seja um desses que fica torcendo pros caras perderem pra poder dizer “OLHA AÍ, NUM FALEI?”, tem que admitir que o Messi ainda é um pouco melhor que o Lavezzi.

“Ah, mas os caras tem um time bom...”, sim, pra ganhar a Ligue 1. Com Ibra suspenso e Lucas machucado pro jogo de ida, fica ainda mais mediano. Um bom sorteio de grupos e outro bom sorteio de oitavas o trouxeram até aqui. Agora é o fim da linha.

O último confronto é entre o Esquadrão Bávaro e a Vecchia Signora. É o embate mais equilibrado dessa fase. O Bayern é muito melhor ofensivamente. A Juve é muito melhor defensivamente. O Bayern vem dominando sua liga local. A Juve também. O Bayern frequentemente tem feito jogos mais convincentes (exceção o último, contra o Arsenal). A Juventus vai decidir o confronto em casa. Enfim, com toda a minha imparcialidade digo a vocês que aposto na minha Juve, rs. De qualquer jeito, vale muito assistir.

Depois, The Liberators Of America

Bom, pra falar apenas dos times brasileiros vamos começando pelos grupos com dois “dos nossos”.

O GALO GARANTIU A LIDERANÇA COM DUAS RODADAS DE ANTECEDÊNCIA. E quase certeza que será o melhor líder (sob quem sempre recaí uma maldição da qual falaremos futuramente). Sou fã desse miolo defensivo com Victor no gol, Réver, Leonardo Silva e Pierre. Ofensivamente, com a chegada do Tardelli, virou sacanagem. Ronaldinho Gaúcho, Bernard... Até o Jô tá fazendo um monte de gols. Só não vai longe se “botafoguesar”.

Já o São Paulo tá numa enrascada. Tinha que ter marcado pelo menos quatro pontos contra o Arsenal de Sarandí. É o mais fraco do grupo, não tem desculpa. Agora precisa vencer o The Strongest na altitude. Sabemos que é improvável. Mas, no mínimo, o empate é imprescindível. Aí vai pro jogo contra o Galo na base do tudo ou nada. Se não conseguiu contra o Sarandí, duvido que vá conseguir contra os mineiros. Mas enfim...

No grupo 8 o Grêmio complicou o que não precisava ser complicado ao perder pro Caracas. Agora tem que fazer a lição de casa contra o Fluminense pra ficar suave de novo. O Fluminense não precisa esquentar a cabeça se perder pro Grêmio lá no Sul porque decide a vaga em casa contra o Caracas. Se conseguir se complicar mesmo nessa situação, é porque não merece mesmo.

O Corinthians fez sua parte em casa contra o Tijuana e agora vai tranquilo pra Colômbia enfrentar o Millionarios. Mesmo pensando na hipótese de uma derrota, os colombianos não alcançariam o Timão.

O San José joga lá nas alturas de Oruro, e este sim pode alcançar e passar no saldo, se o Corinthians perder e os bolivianos golear o Tijuana.

Mas ainda assim, na última rodada, tem Corinthians e San José em São Paulo. E aí é 8x0 pro Coringão contra os “bolívia” e fim de papo.

Pra fechar, o Palmeiras. E olha, tá difícil. O Verdão tá em terceiro com um jogo a menos. Se cumprir a OBRIGAÇÃO de vencer o Tigre nesse jogo que falta, passa o segundo colocado Sporting Cristal por um ponto. A partir daí é que complica. Na quinta rodada o Palmeiras pega o líder e invicto Libertad em São Paulo. Mesmo “em casa”, vai ser muito difícil sair vencedor desse confronto. E depois decide a vaga contra o próprio Sporting Cristal lá no Peru. Ainda que a gente faça uma perspectitiva cheia de boa vontade, acho que não vai dar.