segunda-feira, 28 de maio de 2012

O Brasilerão sem ninguém pra ser campeão

No último fim de semana começou o mais importante (e mais longo) campeonato de futebol do Brasil.

Com acesso de equipes médias no cenário nacional (Sport, Naútico, Portuguesa e Ponte Preta) e a queda de pequenas (como Avaí, Ceará e América-MG) o campeonato tende a ficar mais forte.

Segue a fórmula de pontos corridos que rebaixa quatro, dá vaga direta aos grupos da Libertadores pra três, vaga na Pré-Libertadores pra um e na Sul-Americana para as oito equipes subsequentes.

Pode ser que você já tenha visto pelos sites esportivos que existem por aí "Guias do Brasileirão 2012" que supostamente diriam as perspectivas de cada equipe pra esse ano.

Acontece que por razões comerciais os grandes portais só batem nos pequenos.

Pode ir no Google, a maioria está apontando a queda de Portuguesa, Ponte Preta, Naútico e Atlético-GO.

É mais fácil não dizer ao torcedor do Flamengo ou do Cruzeiro a verdade sobre seu time.

Por isso decide fazer aqui o "Meu Guia" do Brasileirão. Sem tanto blá blá blá e com a realidade dos times hoje.

Se tiver coragem de ler a verdade sobre seu time, entre no post. Se não, pede pra sair.

Ressalto que as opiniões são embasadas na atual realidade dos times (no esquema, se ficar do jeito que está acaba assim). Qualquer equipe pode se reforçar pra caramba durante o ano e brigar por Libertadores.

Mas como esse não é o blog da Mãe Dinah, minhas previsões é que darão as caras por aqui.

Confere aí.

Atlético-GO - Cara, o time é fraco. Confia no tal do Elias já faz algum tempo e os resultados pararam de aparecer. Esse ano até o Goianão eles perderam. Contrataram o Adilson Batista e logo de cara seu treinador proporcionou a eliminação para a Ponte Preta nas oitavas da Copa do Brasil. Hoje tem entre seus destaques o questionável meia Bida. Não dá pra imaginar nem briga por Sul-Americana. Do jeito que está, luta contra a queda até o fim.

Atlético-MG - O Atlético começou o ano daquele jeito que o Atlético sempre começa o ano. Arrebenta no Campeonato Mineiro, é eliminado por pouco na Copa do Brasil e entra no Brasileirão sonhando com Libertadores. Foi assim em 2008, 2009, 2010, 2011... Agora o argumento vem reforçado pelo tempo que o Cuca vem tendo pra trabalhar. Tem o grupo na mão, implantou um sistema. E vai pegar vaga pra Sul-Americana de novo. Isso é o melhor que pode acontecer pra uma equipe que depositas suas esperanças no André.

Bahia
- Ê Baêa, minha porreta. Começou o ano tão bem que enganou até a mim por um tempo. Talvez por gostar do Falcão e torcer pra que ele dê certo como técnico, me esforcei pra ver mais qualidades neste Bahia do que ele de fato tem. Nas quartas da Copa do Brasil, apostei no Tricolor da Boa Terra contra o Dos Pampas. E fui impactado com a verdade dos fatos. O time do Bahia é fraco. Deitou no Baianão por que é o Baianão. A briga do Bahia não é nem por Sul-Americana, é por uma das 16 vagas na Série A 2013. Se fizer tudo certinho, tem time pra se garantir antes da última rodada.

Botafogo - É rapaz, o Botafogo vai disputar o Campeonato de novo. E vai jogar "o seu melhor futebol dos últimos anos", como de costume. O Maicosuel vai deitar e rolar no Naútico, no Atlético-GO. O Elkesson vai fazer o tipo de gol do cara que "é foda". O Loco Abreu vai fazer gol de cavadinha. Até que vai chegar o momento em que o Fogão vai estar a uma vitória da zona de Libertadores. Vai precisar de três pontos em doze pra se garantir. Pronto, ferrou-se tudo. É triste perceber esse medo de vencer do Botafogo. Ficou invicto o começo do ano todo. Até começarem o jogos que valiam alguma coisa. Mais um pra Copa Sul-Americana 2013.


Corinthians - Olha o defensor do título aí. Time consistente que se defende bem e ataca com a força de um grilo. Ano passado se superou e venceu (sempre por 1x0 ou 2x1) jogos que pareciam perdidos. Chegou ao título com méritos (já que pontuou mais que seus adversários) mas não pode se iludir pra esse ano. A situação do ataque só piorou do ano passado pra cá. Hoje William, Emerson Sheik, Jorge Henrique e Élton são as opções para o lugar do bichado Liédson. Com muito esforço, vai pegar uma vaga pra Libertadores do ano que vem.

Coritiba - O Coxa tem aparecido mais nos últimos tempos. Com a classificação para as semis da Copa do Brasil, chega pela quarta vez à essa fase nos últimos quatro anos. Não ganhou nunca, é verdade, mas sempre chega. Para o Brasileirão no entanto, não deve conseguir destaque. O meio-campo, comandado por Tcheco e Lincoln, joga uma e descansa três. O homem gol é o Roberto e o xerife é o Pereira. Vai contar com a incompetência alheia para pegar sua vaguinha na Sul-Americana.

Cruzeiro - Rapaz, e em 2011 chamaram esse time de "Barcelona Brasileiro". Só se for o de Guayaquil. Desde que os Perrela largaram mão do time, os vexames se sucedem. Agora nem em final de Campeonato Mineiro chegam mais. Manteve o "craque" do time a força, e agora o cara anda em campo. Fica na dependência de uma boa fase de Wellington Paulista pra fazer gols. Trouxe um monte de encostados pro time titular e contratou o Celso Roth pra treiná-los. Véi, na boa, briga bem pra não jogar a Série B ano que vem. Seria o último vexame, já que o Cruzeiro é um dos poucos que nunca caiu.

Figueirense - Taí, tô pra ver um time com cara de mediano que nem esse Figueirense nos últimos tempos. Não faz mal a ninguém, ganha os jogos óbvios em casa, empata com os incompetentes fora, perde todos os jogos difíceis, e nunca cai. Pra esse ano a receita parece ser exatamente a mesma. Comandados por Argel Fucks (é...) é mais um na briga pela Sula. Deve conseguir, já que pra isso basta estar a três posições de distância da zona de rebaixamento.

Flamengo - Ah Mengão, a coisa tá feia hein. E não dá a menor perspectiva de melhora. Muito pelo contrário. Willians, Felipe, Vágner Love, Ibson, Ronaldinho Gaúcho. Desculpa, parei um pouco pra ler a lista vip do Barra Show de hoje. Voltando ao Flamengo do Papai Joel, esse elenco tem toda a cara daqueles times que rondam o rebaixamento o ano todo e se salvam "heróicamente" na primeira semana de dezembro. Só tem que tomar cuidado porque chega uma hora que a casa cai de vez. Lembrando que o rubro-negro é outro que nunca caiu.

Fluminense - Esse daí é um que tá enganando todo mundo. Dizem que os caras tem um puta elenco, o melhor do Brasil. Aí você vai ver esse elenco todo, e quando sai o Fred, entra o Rafael Moura. Quando sai o Rafael Sóbis, entra o Wellington Nem. Quando sai o Deco, entra o Wagner. Cadê o baita elenco? O Rafael Moura tropeça nas próprias pernas e perdeu o gol da vaga contra o Boca. O Nem é o Maikon Leite bronzeado. E o Wagner é aquele craque que ganhou vários títulos no... no... no... aquele time lá... o... Bom,  resumindo, com muita boa vontade esse time pega vaga na Liberta de novo.

Grêmio - Então gente, o Grêmio... é o Grêmio. Vocês já conhecem. Vai passar o Brasileirão todo fazendo conta por Libertadores. Vai bater um grande paulista aqui na capital. Vai tropeçar contra o Naútico no Olímpico. Pra no fim perder a chance de vaga da Libertadores com três rodadas de antecedência. E olha que eu estou sendo legal pra caramba. Pega a escalação dos caras. Se você está apostando em Marcelo Moreno, Kléber Gladiador e André Lima todos os seus gols em um campeonato, você está errado logo de cara.

Internacional - E o Colorado, a que veio em 2012. Pra Libertadores é que não foi. Basta lembrar a vexatória derrota pro Juan Aurich no Peru, e a entregada no Engenhão contra o Flu. É aquele time que todo ano é "um dos melhores elencos do Brasil". Mas Brasileirão que é bom nada. Pega uma vaguinha de Pré-Libertadores ano sim ano não, mas sempre após entrar como candidato ao título. Seu treinador (ainda) é Dorival Júnior, um cara que não inspira lá grande confiança. Mas até que o time tem um ou outro cara de qualidade. Caso se iluda, acreditando que o quarteto Da-Da-Da-Da (Damião, D'Alessandro, Dátolo e Dagoberto) vai levar a equipe ao título, vai cair do-do-do-do cavalo.

Naútico - Gideão; Auremir, Márcio Rosário, Jean Rolt e Lúcio; Elicarlos, Martinez, Souza e Cléverson; Siloé e Araújo. Se você me disser o nome de dois titulares que com certeza chegarão ao final do campeonato com pelo menos cinco gols marcados, estará mentindo. O Naútico dispara como favorito ao pior time do ano desde já. Aliás, até hoje não sei como esse time subiu (Vitória e Bragantino ficaram na B e eram bem melhores). Está aí, e obviamente vai brigar lá embaixo. Mesmo imaginando uma fase muito boa desse "selecionado", não o vejo à frente de outras quatro equipes.

Palmeiras - Pelo 78º ano seguido o Palmeiras começou a temporada liderando o Paulistão, dando sinais de plena recuperação da temporada anterior que acabou em fracasso. Normalmente o "efeito reveíllon" dura uns dois, três meses. Em 2012, o time se superou, contrariou os pessimistas, e a boa fase durou quatro meses. Não conseguir se classificar no Paulistão entre os quatro primeiros foi só "couvert" do vexame. Pra completar faltava ser eliminado pelo pequeno que entrou entre os quatro no seu lugar. No Brasileirão, Felipão vai precisar continuar tentando tirar mais do que esse grupo pode dar. E o Verdão ao fim será mais um brigando pelo torneio continental de segundo semestre.

Ponte Preta - A Ponte é aquile tipo de time que dá pena. Do interior, sem recursos, sem títulos, sem time, mas valente, brigador, rei das vitórias "impossíveis". Que nunca dão em nada. Quando o Campeonato tá perto do fim, a Ponte sempre é aquele time contra o qual os adversários "não podem perder pontos". Aí fica ruim pros caras. Com certeza vai apanhar muito em 38 rodadas e tem grandes chances de queda. Mas existe também a chance de permanência. O Gilson Kleina conseguiu no Paulista e na Copa do Brasil tirar suco de uma laranja que todos já julgavam seca. Numa dessas consegue o milagre de novo.

Portuguesa - E o que dizer da Lusinha? Os caras me sobem de divisão sob a alcunha de Barcelusa. É apontado antes do Paulistão começar entre os favoritos (Meu Deus!!!). E consegue cair. Numa valorosa disputa com o Botafogo de Ribeirão Preto. Não tem jeito, Lusa é Lusa. Tá tão na cara que a Lusa vai cair, mas tão na cara, que vai acabar caino mesmo cara. É aquele estilo jogo de tabuleiro, sabe? "Seu craque é o Ananias e seu centroavante matador é o Ricardo Jesus. Volte 18 casas". Pra quem curte a simpatia da Lusa, aproveite o Brasileirão desse ano.

Santos - Ah, o time da moda. Segundo especialistas "candiadto a ganhar tudo o que disputar no ano do centenário". Pode ser candidato a qualquer coisa que eles possam estar pensando. Mas ao Campeonato Brasileiro não é candidato de jeito nenhum. E uma das razões é também a falta de jogador, ao contrário do que muitos pensam. Os nomes questionáveis que cercam Neymar, Arouca e cia. colocam em cheque qualquer competição séria. E outra coisa, vocês já repararam como esse time é preguiçoso em jogos "não-decisivos"? Até com Neymar em campo, não faz diferença. Confere as fases de classificação do Santos no Paulistão, só porcaria. É que nas decisões o time se coça e ganha, mas em ponto corrido é sem chance. Se quiser ir pra Libertadores do ano que vem, é bom ganhar a desse ano.

São Paulo - O Tricolor neste início de ano nem está tão mal. Se você tirar a semifinal contra o Santos, tá tudo dando certo. O problema é que não dá pra "tirar" a semifinal com o Santos. Ela existiu e expôs uma equipe que novamente sucumbiu na hora decisiva. Na Copa do Brasil vem avançando graças a uma tabela mais que amiga. Só agora, nas semis, enfrentará uma equipe com um pouco mais de condições. A estreia no Brasileirão contra o Botafogo foi um atropelo, uma goleada, um show de bola. Do Botafogo. Se eu fosse pegar só esse jogo, diria que a briga do São Paulo é contra a queda. Mas sei que o que aconteceu no Rio foi uma fatalidade. Por isso coloco o São Paulo como favorito a uma das primeiras vagas da Sul-Americana.

Sport - O Leão da Ilha está de volta para a primeira divisão com os mesmos problemas dos anos em que caiu. Um técnico fraco apostando em um elenco cheio de refugos do eixo Rio-São Paulo. E mesmo assim não dá pra cravar a queda dos pernambucanos. Se o vejo em condições de vencer times como a Portuguesa, o Cruzeiro, o Naútico, o Palmeiras, a Ponte Preta, o Atlético-GO e o Flamengo, automaticamente o o vejo em condições de fugir do rebaixamento. Se tivesse que apostar hoje, diria que o Sport terinará o Brasileirão naquele espacinho de quem não vai pra lugar nenhum, entre a Sul-Americana e o rebaixamento.

Vasco - O Vasco é favorito a ser vice-campeão brasileiro. Brincadeira, o time não é confiável nem pra isso. Tem momentos decentes quando os já idosos Juninho Pernambucano e Felipe conseguem respirar. Com Dedé na zaga, às vezes consegue até se defender. Agora achar que dá pra brigar por título é demais. Quem vai ser o artilheiro do time? O Alecsandro? O Éder Luis? Ano passado foi vice do Brasileirão. Esse ano conseguiu ser vice da Taça Guanabara e da Taça Rio. Mas o torcedor vascaíno pode ficar tranquilo que, no que depender desse elenco, ninguém vai poder fazer essa piada no Brasileiro desse ano.