E acabou-se a fase de grupos da Copa das Confederações.
Surpresas? Nenhuma. O blog apostou na Nigéria antes de começar a competição. Mas levar um gol do Taiti mostrou que, apesar de talentosos no ataque, ainda são desorganizados demais na defesa pra uma competição de nível.
As semifinais estão definidas. Brasil e Uruguai se enfrentam na quarta-feira no Mineirão e Espanha e Itália realizam o outro embate na quinta-feira em Fortaleza.
Mas antes vamos recapitular o que tivemos nesta última rodada.
Brasil 4x2 Itália – Arena Fonte Nova – Salvador/BA
O confronto que reúne o maior número de Copas do Mundo vencidas veio reforçar o bom momento da nossa seleção. Após um primeiro tempo controlado, o Brasil foi “premiado” com o gol de Dante nos acréscimos da etapa primeira. O segundo tempo foi bem mais aberto e interessante. No lá e cá dos bons ataques de brasileiros e italianos, 4x2 Brasil no placar final. Ambos classificados para as semis, temos muito mais chances de chegarmos à final do que a Azurra. Contra o Uruguai somos favoritos e uma eliminação seria condenável. Contra a Espanha, a Itália é zebra. Ainda mais desfalcada de Balotelli.
México 2x1 Japão – Estádio do Mineirão – Belo Horizonte/MG
No “amistoso” que tivemos em Minas o México saiu vencedor. Chicharito Hernandez marcou os dois gols e saiu da competição sendo o responsável por todos os gols mexicanos no torneio (daí talvez a explicação da eliminação). Já os amigos nipônicos, assim como previu o blog, foi embora sem pontuar, mas deixando a ótima imagem exposta no confronto contra a Itália. Precisa amadurecer bastante antes de se tornar de fato competitiva. Tomara que já consiga alguma evolução (principalmente defensiva) pra Copa do ano que vem.
Espanha 3x0 Nigéria – Estádio do Castelão – Fortaleza/CE
E no jogo em que precisava de um milagre a Nigéria levou uma goleada da Espanha. Mas até que não fez uma partida ridícula. Tendo em vista suas limitações, conseguiu números de respeito durante a partida (em determinado momento do primeiro tempo teve dois chutes a mais que a Fúria; em outro, 45% de posse de bola, uma raridade em se tratando de jogo contra os espanhóis). A Espanha fez o que se imaginava e passou no grupo com 100%. Vai enfrentar uma Itália mais combalida do que aquele na qual fez 4x0 na final da Euro ano passado. Não deve encontrar grandes dificuldades mais uma vez.
Uruguai 8x0 Taiti – Arena Pernambuco – Recife/PE
E fechando a fase de grupos o Uruguai foi o último a golear a simpaticíssima seleção do Taiti. Com os reservas a Celeste atropelou e se confirmou como adversário do Brasil na semifinal. Não mostrou em nenhum dos três jogos futebol para jogar de igual para igual contra nós. Mas tem todo o papo da mística e blá, blá, blá. Já nossos novos amigos oceânicos vão embora com 24 gols sofridos na bagagem. E um marcado que supera todos estes juntos. Além do carinho recebido em todos os estádios por onde passou.
Provavelmente nunca mais veremos um jogo do Taiti na vida.
É bem mais (legal) que isso.