quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

10 argumentos estúpidos contra Neymar

E numa dessas rondas pela internet durante as férias me deparei com um conteúdo (e uma discussão) bem interressante pra trazer aqui no blog.

Meus amigos Felipe Noronha (sim, você já o viu por aqui algumas vezes) e Danilo Pilan comandam o Listagram que, como o nome faz presupor, é um blog sobre as mais variadas listas da vida humana.

Eles podem falar desde os 10 principais Nobels da Paz da história até os 10 melhores sabores de Miojo. Enfim, é muito divertido, sarcástico (ative o sensor de ironias no seu cérebro antes de acessar) e vale a visita.

E como este que vos fala, os dois também gostam de falar de esporte. E o Noronha divulgou no último dia 09 de janeiro um post com os "10 argumentos estúpidos contra Neymar".

Sabemos que todo mundo tem o óbvio direito de não gostar de quem quer que seja. Mas o ódio de alguns pelo Neymar vem do puro recalque pelo moleque ter conquistado o que os preferidos de muitos não conseguiram. E daí nascem os argumentos mais sem nexo do mundo.

Aproveite pra rir um pouco de algumas bobagens que são ditas por aí (e se costuma usar uma delas, por favor, pare).

por Felipe Noronha

Neymar é o melhor jogador a atuar no Brasil em, no mínimo, 10 anos. Chutando baixo, bem baixo. É a maior esperança do Brasil para a Copa de 2014 que, vejam só, será no Brasil. É quem pode evitar um novo Maracanazzo. Primeiro a atuar na América do Sul a ser indicado a melhor do mundo. Dois anos seguidos. Ganhou o prêmio de Gol do Ano. Ganhou Libertadores. Ganhou três Paulistas seguidos. Ganhou Copa do Brasil. Nunca falou mal de outra torcida. Faz questão de dizer que tem orgulho de jogar no país dele.

Mas mesmo assim existem os idiotas, estúpidos, babacas, deprimentes, que fazem questão de torcer contra o moleque. Seguem os 10 principais argumentos que, se você usa um que seja, prova que você possui doença mental – ou, simplesmente, não entende de futebol.

E sim, se você não gosta do Neymar, pode sair do Listagram. Não precisamos da sua audiência.


10. “Simplesmente não gosto dele”

Então argumenta. “A, não sei, blablabla, sei lá”. Parabéns, você é idiota. Tá cheio de gente por aí que diz não gostar do moleque, mas simplesmente não consegue dar um motivo sequer. 


Fica no “não sei, cabelo, afe, marra, sei lá, olha lá, essa cara aí, nossa”. PORRA, dá um argumentinho sequer, infeliz.

Mas é a realidade. Idiotas há de monte, e jamais escaparemos deles. O mundo do futebol é sujo, o mundo dos comentaristas que não manjam porra nenhuma de futebol é mais imundo ainda.


9. Não sabe bater pênalti

E não sabe mesmo. Isso diminui o cara? Não. Veja: Rivellino, o maior ídolo da história do Corinthians, para muitos, e um dos maiores jogadores da história do Brasil., NÃO BATIA PÊNALTI. Por que? Porque não sabia e assumia isso.

Romário, o maior jogador da história dentro da área, não batia pênalti até a final da Copa de 1994. E só bateu lá porque tava todo mundo se cagando e ele falou dá essa merda pra mim. Mas ele não batia antes, porque não sabia.

Mas o Neymar insiste em bater. Por que? Porque ele sabe que ele é o cara que tem que chamar a responsabilidade, tanto no Santos como na seleção. Se no Santos ele deixa o BRUNO PERES bater, e ele perde, a Vila cai em cima. Se o Neymar perder, o santista perdoa. Se na seleção ele deixa o PAULINHO bater, e ele perder, o mundo cai em cima dele. O Neymar, como craque que é, a gente releva porque sabe que quem vai decidir no campo é ele.


8. Salário absurdo

A culpa é dele? PIPOCAM no FEICE (caralho, fechem essa porcaria de rede social, por favor) montagens reclamando do salário dele, tipo PROFESSORES DÃO AULA ENSINAM GANHAM 2 reais – POLICIAIS PROTEGEM O MUNDO GANHAM 4 reais – NEYMAR CHUTA BOLA GANHA OITO MILHÕES POR DIA.

Mas, cara, PAGAM ISSO PRA ELE. Se tem alguém que quer pagar isso pro moleque, a culpa é dele? A culpa é do resto da sociedade, que aceita um professor ganhar uma miséria.

Agora, não venha falar que o futebol dele é pior pelo salário que ele ganha. Para de compartilhar imagem no FEYSE e vai fazer alguma coisa pra mudar a sociedade que tu tá reclamando aí.

Desejo tudo de ruim possível a pessoas que fazem montagens.

7. Some em decisão

 
Vejo muita gente falando que ele some em decisão, e a primeira a ser citada é a do Mundial de Clubes de 2011. Olha, eu estava lá, vi o moleque perder gols a uns 10 metros de mim. Ele tremeu, jamais negarei. Assim como todos os outros jogadores, técnicos, diretores do Santos. Ponto.

Mas ele tentou – as melhores chances do time foram dele, e ele perdeu gols na cara do Valdéz. Ou seja, ele chegou lá. Mas enfim.

E o título da Libertadores? Ele tremeu na final? Acho que não. Aliás, tava 0 a 0 até ele decidir. E na final do Paulista de 2010, contra o Santo André, quando metade do time foi expulso e toda a fama foi pro Paulo Henrique Lima, que se negou a sair? Você lembra quem fez OS DOIS GOLS DO SANTOS? A, então, foi o tal do Neymar.

Final da Copa do Brasil 2010 – gol do Neymar na Vila, jogada do Neymar pro gol do título no Barradão; final do Paulista 2011 – gol do Neymar dá o título pro Santos contra o Corinthians; final do Paulista 2012 – Neymar HUMILHA o Guarani (nossa, o Guarani? É, amigo, porque o Corinthians caiu pra Ponte, o Palmeiras pro guarani, e o SP, óbvio, pro Neymar, tomando três gols dele na semifinal); final da Recopa 2012 – gol de quem? É, então.


6. CRIAMOS UM MONSTRO!!!
 
Quando, em 2010, Neymar xingou e fez escarcéu com o Dorival, ele estava MUITO errado. Mas ele tinha 18 anos. Amigo, eu, com 18 anos, fazia muito pior, e olha que sou pobre. Imagina quando tu tem toda aquela grana. CLARO que você muda. Aí que entra seu estafe, sua família, seus companheiros, pra colocar tua cabeça no lugar.

E colocaram. Desde que Renê Simões saiu-se com a PÉROLA “ESTAMOS CRIANDO UM MONSTRO”, tudo que o Neymar fez foi negar isso. Mudar essa visão.

Sempre é citado como um ótimo pai pela mãe do filho dele. Aparece elogiado pelos companheiros de Santos. É educado com a imprensa. É educado nos grandes eventos da Fifa, quando encontra os europeus. Fala que vai torcer pra rival em final de Libertadores (!!!), pra ser educado e mostrar respeito. Negou proposta de rival, ficou no Santos e respeitou a torcida.

Amigo, mostro, nesse caso, só no campo. Porque ninguém segura.

5. É marketing
 

Queria entender quem AINDA insiste em dizer que o moleque vive do marketing. É inveja? Porque tipo, olha os títulos, olha as marcas de gols, olha os dribles, as jogadas. Olha os prêmios. Olha as indicações para prêmios. Olha a vontade de meio mundo de contratá-lo. Olha a visão que todo mundo tem dele ser A esperança em 2014.

Mas é marketing. “ESSE MOICANO AS MENININHAS BABAM NÉ AÍ É FÁCIL ATÉ EU”. A tá, então vai lá, arranja 11 empresas pra te patrocinar, fica rico, e vamos ver se ele é marketing mesmo e você que é O BOM MESMO.


4. Não joga bem pela seleção

Pelo. Amor. De. Deus. A seleção, até outro dia, era um CATADO. O Mano Menezes não conseguiu, em NENHUM MOMENTO EM DOIS ANOS E MEIO, arrumar um time MÉDIO. Imagina um BOM.

Tava quase o Santos do Muricy: bola no Neymar e reza. Porra, sem padrão tático, sem uma base fixa, sem jogadas, sem posicionamento correto… Fica difícil. E a seleção era tudo isso e mais um pouco PIOR.

Então, acho que tá na hora de culparem o técnico, os outros 10 em campo, mas não SÓ o moleque. Tem culpa? Tem. Mas todos tem. E sem um comandante, não há seleção que funcione. Veremos com Felipão – mas, eu aposto, não vai mudar muita coisa: é só observar o Palmeiras que ele treinou.


3. Cabelo estiloso, roupas chamativas, chuteira colorida…

Você, aos 18 anos, não queria fazer uma graça? Aparecer, inventar, ter roupas, ter grana, aproveitar a idade que PERMITE você fazer coisas diferentes? A, QUERIA NÉ…

Então, ele tem VINTE ANOS, MEU DEUS! Todo mundo aos 20 faz merda no cabelo, usa roupa bizarra… A diferença é que ele DITA MODA. Mas ele dita a porra da moda porque VOCÊS USAM O MESMO CABELO QUE ELE, A MESMA ROUPA QUE ELE, E A PORRA DFA CHUTEIRA ROSA E LARANJA QUE ELE USA.

Se não usassem, ele seria mais um moleque brincando. Não, vocês imitam e aí reclamam. Jamais entenderei.

Agora, da porra do terno do Messi na Bola de Ouro ninguém fala. Se fosse o Neymar com isso, meu deus – aliás, o cabelo dele atualmente tá normal. O que inventarão agora?


2. É cai-cai

Não, não é. Ponto.

Você apanha o jogo todo. Mas quem ganha cartão é você. Você sai com a perna estourada, mostra foto após todo jogo com as marcas da violência. Mas o errado é você, que divulga. Você apanha, apanha, mas não reclama. Uma hora estoura. O errado é você.

Aí você apanha MAIS, de um maneira nunca antes vista. Cai no chão pra se proteger – porque, se não cair, quebram sua perna. E vira cai-cai.

ÓBVIO que, mais no começo da carreira, ele exagerava. Mas melhorou absurdos. O problema é que o povo é burro – sim, a maioria das pessoas é burra, e simplesmente, em vez de pensar, prefere pegar um argumento pronto e usá-lo eternamente. Então, daqui 10 anos, quando o moleque tiver ganho duas Copas, dois mundiais de clubes, oito champions league e sei lá o que mais, alguém ainda vai falar AAA MAS É CAI-CAI.

Porque a maioria do mundo é, simplesmente, estúpida.

1. Nunca jogou na Europa
 

Afinal, ir pra cima dos zagueiros do La Coruña, do Getafe, do Rayo Vallecano, como Messi e Cristiano Ronaldo fazem todo fim de semana, É SUPER DIFÍCIL. Mas enfrentar São Paulo, Corinthians, Flamengo, Atlético-MG, Fluminense, como ele faz todo fim de semana no Brasileiro (quando deixam, né, CBF?) é fácil…

Afinal, ir para cima das POTÊNCIAS DA CHAMPIONS LEAGUE como Cluj, Braga, Trabzonspor, Dínamo Zagreb, É COMPLICADÍSSIMO. Mas enfrentar Peñarol, Universidad de Chile, nossa, aí é fácil.

Parem de supervalortizar a Europa. A organização, SIM, é melhor. Mas o que importa é o CAMPO. O GRAMADO. É ONDE A BOLA ROLA, MEU FILHO. Não, ele não é melhor que Messi nem C. Ronaldo. Mas não é por não jogar na Europa. É pelo futebol, é pela idade, é pelo que ele ainda tem a evoluir. ELE TEM VINTE ANOS MEU DEUS.

Messi e Ronaldo eram nada a mais do que o Neymar é hoje aos vinte, também. Nada. Vocês tão comparando caras que já tem idade para terem jogado DUAS COPAS. E não ganharam nenhuma, veja bem. A MAS GANHARAM CHAMPIONS LEAGUE – o Messi, duas jogando. C. Ronaldo, uma. LIBERTADORES – Neymar tem uma. Equivale. Simples.


Europa é relativo. Parem de se concentrar em quem valoriza os outros. Valorizem o nosso. Respeitem quem está aqui, aproveitem quando ele visita seus times. Vá ao estádio.

Não vire um babaca que torce pro HULL CITY e cria um TUITER @HULLCITY_BR. Você é daqui, torça pro LINENSE. Mas não seja patético.


*Felipe Noronha gosta de futebol ousado, dancinhas e é inimigo declarado do Hull City