terça-feira, 10 de abril de 2012

Europa mais legal que Europa

Tenho que confessar. Subestimei o final da temporada 2011-12 no futebol europeu.

Achei que muito campeonato caminhava para um final óbvio e agora a coisa mudou completamente de figura.

Na Alemanha, na Espanha e na Itália tudo parecia decidido.

Agora não dá pra apostar no campeão de nenhuma dessas ligas.

Na Inglaterra no entanto, onde parecia que a disputa seria a mais calorosa, o caixão já está sendo devidamente lacrado pelos Red Devils.

Além da Champions e da Europa League, refletindo o momento especial do futebol espanhol.

Agora sim ficou mais atrativo falar das pelejas no Velho Mundo.

Respira fundo e vamo junto.

Vou começar pelo Calcio. Ressalto que estou escrevendo este texto em meio a 32ª rodada. O Milan venceu o Chievo por 1x0 e agora espera o resultado da Juventus amanhã contra a Lazio pra saber se consegue voltar a liderança.

O campeonato se desenhava muito favorável aos rossoneros até pouco tempo. Mesmo lutando contra uma (incrivelmente) ainda invicta Juventus, o momento era muito melhor em Milão. O elenco tem mais recursos técnicos que a esquadra de Turim. E a campanha na Champions servia como combustível no Italianão.

Aí veio o Barcelona e ferrou com tudo. Eliminou o Milan e deixou a cabeça dos caras em parafuso. Empataram com o "grande" Catania e conseguiram perder em casa de virada para uma Fiorentina que luta contra o rebaixamento. O gol da vitória da Viola foi do "supercraque" disputado por Brasil e Itália, Amauri.

Pra piorar, a Juve continuou não perdendo pra ninguém. Aliás, passou a vencer mais do que empatar. Aí não deu outra, a Vecchia Signora chegou a liderança no último sábado após vencer o Palermo fora de casa.

O cenário agora é outro. A Juventus está no comando. Tem uma tabela no mesmo nível de dificuldade do Milan e se continuar invicta deve mesmo se sagrar campeã. Amanhã tavez tenha seu jogo mais difícil, contra o bom time da Lazio. Mesmo que tropece e fique atrás do Milan nessa rodada, não precisa entrar em desespero.

Passemos a Espanha pra falar da reviravolta em La Liga. Também estamos em meio a 32ª rodada e a diferença entre Real Madrid e Barcelona que já foi de dez pontos, nesta noite, é de um pontinho.

O Barça jogou hoje e goleou o Getafe. O Real joga amanhã o clássico de Madri no Vicente Calderón. Sabe que se falhar tá morto. Tá marcado pro dia 21 o jogo entre Barça e Real no Camp Nou e os catalães não cogitam qualquer outro resultado que não a vitória. E devem mesmo vencer.

Tendo em vista este cenário, é de suma importância pro Real manter pelo menos quatro pontos de frente pro Barça até o dia do confronto. Tem que ver amanhã se o Atlético de Madrid tá de acordo em ajudar nessa missão do rival.

Mas novamente é de se adimirar como o Barça vem reagindo e passando feito um trator por cima da vantagem madrilenha. Se chegar na liderança, não larga mais.

Outro campeonato que tem chamado a atenção e a Bundesliga. Na Alemanha o Borussia Dortmund parecia soberano na defesa do título. Parecia. No meio do caminho o Bayern acordou e a diferença que já foi de nove pontos hoje é de apenas três. Não bastasse isso, nesta quarta-feira, pela vigésima sexta rodada tem Borussia Dortumund x Bayern München no histórico Westfalestadion, na cidade de Dortmund.

Se o Borussia vencer aumenta a vantagem pra seis pontos faltando quatro rodadas. Aí já era. Se o Bayern vencer, empata em pontos, empata no confronto direto, e passa no saldo. Precisaria então se segurar na ponta nos útimos quatro jogos.

A tabela do Bayern é bem mais fácil que a do Dortmund, que pega logo após o München, o 3º colocado Schalke 04, e o 4º Borussia Mönchengladbach. Mesmo dividindo as atenções com a Champions, dá pra o Bayern seguir bem.

Na Premier League eu esperava a disputa mais legal de fim de campeonato. O City se segurando na ponta e o United correndo atrás. A rivalidade municipal prometia muito pro confronto do dia 28 no estádio Cidade de Manchester.

Mas o campeonato já vai chegar lá morto. O United já é o virtual campeão. Por todas as razões possíveis. Tem uma equipe mais equilibrada, está numa crescente, seu rival não ganha mais de ninguém, está sofrendo com crises no elenco e a diferença já é de oito pontos pró-United faltando oito rodas.

A tendência desta vantagem aliás é aumentar.

O City viveu um grande momento nesta temporada, não podemos negar. Porém quando precisou daquela força que time grande tem em reta final, se perdeu. Quando você não tem um bom técnico então é que a vaca vai pro brejo sem escalas. Os Citizens têm dinheiro. Muito dinheiro. Traduzir isso em títulos no entanto pode demorar um pouco.

Na terra da Liga Sagres e do paltelzinho de Belém a coisa estava apertada até pouco tempo. Antes da vigésima sexta rodada, que aconteceu neste último fim de semana, o Porto tinha 60 pontos, o Benfica tinha 59 e o Braga tinha 58. Ancontece que no fim de semana os quatro primeiros se enfrentaram. Melhor pro Porto que venceu o Braga enquanto o Benfica perdia para o Sporting. Agora a equipe do Estádio do Dragão tem quatro pontos de vantagem faltando quatro jogos. O Porto terá dois jogos muito fáceis, um médio contra o 5º colocado Marítimo fora de casa, e um difícil contra o 4º colocado Sporting Lisboa. Acho que a vaca deitou por aqui também e o Porto será mesmo campeão (mais uma vez).

Pra não dizer que não falei da França, na Ligue 1 temos um Paris Saint-Germain agora nem tão favorito assim. Empatado em pontos com o Montpellier, o PSG no momento está em segundo pois tem um jogo a mais que a equipe de La Mosson. A tabela do PSG é um pouquinho mais fácil, mas pra quem esperava nadar de braçada no Francês, até mesmo o título nestas condições terá uma pontinha de frustração.

Na Liga Europa temos a inversão do quadro das semifinais 2010-11, onde tínhamos três portugueses e um espanhol. Agora são três espanhóis e um português. Acredito e torço por uma final entre Atlethic Bilbao e Valencia. São as duas melhores equipes e chegaram aqui com todos os méritos. O Valencia com um futebol veloz e extremamente eficiente, capaz de parar o Real Madrid no Santiago Bernabéu, e o Bilbao com uma proposta diferente, ousada e ainda assim vencedora comandada por Marcelo "El Loco" Bielsa. Sporting e Atlético de Madri vieram aos trancos e barrancos, surpreenderam, chegaram longe, mas já tá bom né?

Nas semis da Champions temos Barça e Real (ah vá?) fazendo companhia a um forte e motivadíssimo Bayern, e a um sortudo Chelsea, que pegou uns sorteios camaradas, foi passando, passando, e está aí. Caiu pra pegar o Barcelona na semifinal e a gracinha dos Blues acaba agora. Na outra semi porém, não consigo ver essa obviedade que alguns estão vendo no Real Madrid classificado para a final em Munique.

Fazer o jogo de volta em casa é vantagem, mas não sei se será suficiente. Ainda mais assustado do jeito que está com a aproximação do Barça no Espanhol. O Bayern vem bem, meteu 7 no Basel, ganhou do Marseille na França com os titulares e na Alemanha com os reservas. E tém a chance de realizar a final da Champions em casa, coisa que na Europa é raríssima, frente ao melhor time deste novo milênio. Quer saber, pra mim é Bayern München e Barcelona na Allianz Arena dia 19 de maio.

Ufa. Acho que falei tudo.

Surpreendentemente tá tudo bem interessante nos europeus.

Sem deslumbre, tá legal de verdade.

Até as famosas torcidas europeias de teatro tão mais animadinhas.

Resultados surpreendentes, reviravoltas, campeões imprevisíveis

Nem parece Primeiro Mundo.