quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Entre outras quatro linhas #5 - NBA


Hoje o blog volta a falar de NBA.

Mais ou menos um quinto da temporada regular já se foi.

E algumas equipes já mostram seu real potencial nesta temporada.

Umas reagiram ao começo ruim, outras voltaram à suas respectivas realidades.

Para ficarmos a par do que está acontecendo vamos dar uma passada geral pela classificação.

Comecemos pelo Oeste.

Pelos lados dos bang-bangs quem manda é o City Thunder (12-2). A equipe liderada por Kevin Durant mantém o bom momento desde o início da temporada e salta como grande favorita da conferência.

E a primeira surpresa surge já na segunda posição. O Utah Jazz (9-4) vem mostrando um jogo sólido e competitivo, capaz de fazer frente aos favoritos mesmo sem estrelas. Resta saber se a equipe conseguirá manter o desempenho ou se perderá fôlego no final.

A equipe de Salt Lake City é seguida pelos antigos bichos papões Los Angeles Lakers (10-5) e San Antonio Spurs (9-5). Ambos vêm fazendo campanha apenas regular, nada de espetacular, porém nem tão abaixo do que era esperado.

Ainda na zona de classificação, Denver Nuggets (9-5), Los Angeles Clippers (7-4) e Portland Trail Blazers (8-5) fazem campanhas ainda incertas. Nuggets e Clippers dão a impressão de jogarem menos do que podem (principalmente o Clippers). Enquanto os Blazers, depois de um início arrasador, vão sentindo os efeitos da dura realidade do elenco.

Encostados na briga pelo oitavo lugar temos Dallas Mavericks (8-6), Memphis Grizzlies (6-6) e Houston Rockets (7-7). Os atuais campeões de Dallas começaram a temporada muito mal e vão tentando (e conseguindo) se recuperar aos poucos. Deverão conseguir uma vaga sem tantos problemas. Já a briga de Grizllies e Rockets é pela vaga ocupada hoje pelo Portland. Se não estão jogando seu melhor basquete atualmente, também não estão  mal o suficiente para merecerem ficar atrás da equipe de Ohio.

Minnesota Timberwolves (5-8), Golden State Warriors (5-8), Phoenix Suns (4-9), Sacramento Kings (4-10) e New Orleans Hornets (3-10) fecham nesta ordem a classificação do Oeste. Twolves e Golden State realizam bons jogos de vez em quando, apresentam bons valores, mas dificilmente alcançarão a regularidade necessária para um briga por playoff. Nos Suns, Steve Nash continua sozinho. Vez ou outra (quando ele consegue marcar 40 pontos e der 30 assistências) o time vai ganhar. Entre Kings e Hornets a briga é pela lanterna. A equipe de New Orleans, agora viúva de Chris Paul, é a favorita na luta pela última posição.

Agora, o lado mais forte da NBA atualmente, a Conferência Leste.

Assim como na temporada regular 2010-2011, quem manda no Leste é o Chicago Bulls (13-3), a equipe de Illinois vive aquele momento em que só perde pra ela mesma. Com o time bem e concentrado é quase imbatível em suas terras.

Os Bulls são seguidos pelo surpreendente Philadelphia 76ers (10-3) e pelo Orlando Magic (10-3). Os 76ers têm mostrado um bom basquete e devem chegar fortes aos playoffs. Já o Magic tem sobrevivido na base da Howardependência.

Indiana Pacers (9-3), Atlanta Hawks (10-4) e Miami Heat (9-4) vêm na sequência. Os Pacers já desde o início estão entre os primeiros. A equipe tem vencido seus jogos com autoridade, como nas vitórias contra o Celtics, e chega firme na briga dos playoffs. Os Hawks vão mantendo o basquete jogado desde a última temporada. E é nessa balada do bom e barato que tentarão incomodar os favoritos.

Já o badalado Heat faz bem menos do que dele se espera. Se foi fantástico vencer o Hawks após três prorrogações, comandados por Bosh e desfalcados de LeBron e Wade, é preocupante ter tido toda essa dificuldade frente a um elenco tão inferior.

Essa “trupe” precisa melhorar muito ainda pra justificar a fama.

New York Knicks (6-7), que também está jogando menos do que pode e se melhorar se junta aos favoritos, e Cleveland Cavaliers (6-7), que está fazendo até mais do que pode e se conseguir manter o fôlego briga bem por playoffs, fecham até agora o grupo dos oito. Grupo este que tem sido pouco incomodado pelo grande comboio de equipes irregulares que vem a seguir.

Boston Celtics (4-8), Milwaukee Bucks (4-9), Toronto Raptors (4-10), Detroit Pistons (3-11), New Jersey Nets (3-11) e Charlotte Bobcats (3-12) formam o grande grupo dos que não sabem se vão ou se ficam. O Celtics, por exemplo, tem um bom elenco (envelhecido, é verdade, mas mesmo assim muito bom) e não consegue engrenar nem mesmo contra times mais fracos. O Bucks deixa a gente com a dúvida de se estão indo até onde podem ou até onde querem que a gente pense que podem. 

Raptors, Pistons , Nets e Bobcats não deixam tantas dúvidas. São fracos e não vão devem chegar de jeito nenhum.

Ah sim, já ia esquecendo.

Fechando a classificação do Leste, a pior equipe da NBA, o Washington Wizards.

Se na nossa primeira postagem o desempenho era ridículo, com seis jogos e seis derrotas, hoje a evolução está aí para quem quiser ver.

Treze jogos. Doze derrotas. E uma vitória.

#ChupemCríticos