É meus amigos, depois do locaute responsável pela maior crise da história da liga americana de basquete, ela está de volta.
Os fãs da NBA respiram aliviados com o início da temporada, que dessa vez será mais curta, com apenas 66 jogos (sim, apenas, pra nós é pouco).
Mas o que importa é que a taça já está em jogo e precisamos ficar atentos ao que rola na terra da bola ao cesto.
Bom, primeiro é necessário saber como cada equipe entra na temporada.
Contratações, expectativas, objetivos...
Fiz uma breve análise de cada uma das 30 equipes e as dividi, em ordem alfabética, em três textos que vou postar durante a semana.
Hoje vamos de Atlanta à Houston, passando pela equipe de melhor campanha da temporada passada e pelo atual campeão da NBA.
Atlanta Hawks – A equipe da Geórgia tem se acostumado a frequentar os playoffs nas últimas temporadas e desta vez a expectativa não é diferente. Sem grandes novidades no elenco, aposta na base mantida com Joe Johnson, Josh Smith e Al Horford para chegar longe novamente. Até o momento, o time de Larry Drew realiza um ótimo início de campanha com quatro vitórias em cinco partidas.
Boston Celtics – Ao mesmo tempo em que é indiscutível a força do trio formado por Kevin Garnett, Ray Allen e Paul Pierce, também é impossível disfarçar a desconfiança, gerada pela idade avançada da espinha dorsal da equipe de Massachusetts. Se superados os problemas físicos, a briga é por título. Outro problema grave para Doc Rivers nesta temporada e a qualidade no banco, ou melhor dizendo, a falta de. Até agora, vive um início de temporada irregular (tendo em vista o elenco que possui), com três vitórias em seis partidas.
Charlotte Bobcats – O principal destaque da equipe não está nas quadras. Seu novo proprietário agora é o lendário Michael Jordan, que chega em um momento não muito promissor da franquia. Apostou em incógnitas para esta temporada e ainda por cima perdeu seu principal jogador da última, Stephen Jackson. A equipe de Larry Brown começa com muitas dificuldades, tem apenas uma vitória nos primeiros quatro jogos e dificilmente brigará em igualdade de condições por uma vaga de playoff.
Chicago Bulls – Os Bulls empolgaram os fãs do basquete com a melhor campanha geral da temporada regular 2010-11. Sob a regência do MVP Derrick Rose alcançaram um 1° lugar que não vinha desde de os tempos de Jordan. O vice-campeonato do leste contra o Heat não desanimou a torcida e nesta temporada o objetivo e brigar pelo título novamente. Além de Rose, foi mantida a base com Carlos Boozer, Joakim Noah e Loul Deng. A equipe de Illinois também se reforçou com o bom Richard Hamilton. Neste início de temporada, o time de Tom Thibodeau vem muito bem com quatro vitórias em cinco partidas.
Cleveland Cavaliers – Após protagonizar a pior campanha da última temporada, a equipe de Ohio segue tentando se recuperar da perda de LeBron James. Nesta temporada, Byron Scott coloca suas fichas no novato Kyrie Irving, primeira escolha do draft, e no brasileiro Anderson Varejão que volta de lesão. O início de temporada, por enquanto, deixa a torcida esperançosa de uma campanha mais digna. Até o momento a equipe tem duas vitórias e duas derrotas.
Dallas Mavericks – O atual campeão da NBA está muito diferente nesta temporada. Tyson Chandler, JJ Barea e Caron Butler deixaram a equipe texana, que por sua vez trouxe os veteraníssimos Vince Carter e Lamar Odom. O MVP dos playoffs 2010-11, Dirk Nowitzki, segue como a principal estrela da franquia, comandada por Rick Carlisle, técnico que defende o título nesta temporada. O êxito nesta missão porém, é pouco provável. Até agora, a campanha é muito ruim, duas vitórias em seis jogos.
Denver Nuggets – A equipe do Colorado ainda não encontrou uma referência para substituir Carmelo Anthony e por isso, aposta no conjunto para chegar aos playoffs. No entanto, George Karl não poderá contar até março com três de seus principais atletas (Kenyon Martin, Wilson Chandler e J. R. Smith), presos ao basquete chinês. Por enquanto, caberá a Danillo Gallinari e Nenê Hilário segurarem as pontas para os Nuggets. Até o momento a campanha é boa, quatro vitórias em seis jogos.
Detroit Pistons – A temporada não promete grandes feitos para a equipe de Michigan. Sem nenhuma grande contratação, a franquia perdeu Tracy McGrady e Richard Hamilton. Seus principais jogadores nesta temporada serão Tayshawn Prince, Ben Gordon e Rodney Stuckey. A campanha do time de John Kuester por enquanto reflete o pessimismo que existe sobre os Pistons, duas vitórias em cinco jogos.
Golden State Warriors – A expectativa da equipe californiana é chegar aos playoffs e pra isso, manteve a base da última temporada com bons nomes como Monta Ellis, David Lee e Stephen Curry. A franquia também reforçou seu elenco com bons coadjuvantes para não perder fôlego mais a frente. O início de temporada da equipe treinada por Keith Smart é irregular, duas vitórias e três derrotas.
Houston Rockets – A temporada já começou com um desfalque para os texanos de Houston. A intervenção da direção da NBA na negociação envolvendo Rockets, Lakers e Clippers impediu a chegada de Pau Gasol ao Houston. Com praticamente o mesmo elenco da última temporada, o objetivo é não bater na trave de novo e chegar aos playoffs. Para isso será necessária uma participação mais confiável de alguns seus melhores jogadores como Kevin Martin, Yao Ming e, principalmente, Luis Scola. Até agora, o time de Rick Adelman faz campanha apenas regular com duas vitórias e duas derrotas.